Polícia Civil analisa mais de 300 vídeos para desvendar o caso das tachinhas em ração de animais comunitários de Copacabana

Polícia Civil analisa mais de 300 vídeos para desvendar o caso das tachinhas em ração de animais comunitários de Copacabana
Agentes da prefeitura do Rio encontraram tachinhas de metal na ração destinada à animais que vivem nas proximidades do Parque Garota de Ipanema. foto: Divulgação

Mais de 300 vídeos serão analisados pela Polícia Civil para desvendar o caso das tachinhas de metal encontradas em meio ao alimento de animais comunitários que vivem próximo ao Parque Garota de Ipanema. O secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Flávio Ganen, que acionou a polícia e esteve no local, entregou, nesta segunda-feira, as imagens à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (Dpma).

— Entregamos à Dpma mais de 300 vídeos das câmeras de segurança do prédio ao lado, onde a câmera aponta diretamente para o local onde colocaram a ração e as tachinhas. Esperamos que esse crime seja apurado. Maus-tratos a animais é crime — diz Ganem.

De acordo com a secretaria, caso o responsável seja encontrado, ele será enquadrado no crime de maus-tratos aos animais, podendo ser preso com pena cabível de 2 a 5 anos.

O delegado da Dpma, Wellington Vieira, diz que as imagens serão analisadas pelo Núcleo de Proteção dos Animais da delegacia.

— Uma ou mais pessoas praticaram esse ato de crueldade que pode causar sérios danos à saúde animal. Vamos buscar dados, analisá-los e tentar fazer a identificação dessa ou dessas pessoas. As imagens podem ajudar, mas a população tem um canal aberto com o Disque-Denúncia e pode colaborar prestando informações que chegarão à Dpma.

Relembre o caso

Após receber diversas denúncias nas redes sociais com vídeos de moradores mostrando as tachinhas de metal em meio ao alimento dos animais comunitários que vivem próximo ao Parque Garota de Ipanema, uma equipe de fiscalização da prefeitura do Rio, chegou à Rua Francisco Otaviano, número 99, em Copacabana, na manhã da última sexta e encontrou os objetos misturados na ração depositada na calçada por quem trafega pelo local.

Como denunciar maus-tratos aos animais?

Todas as solicitações de denúncia devem ser feitas através da central de atendimento 1746, ou através do site: www.1746.rio.

Por Priscilla Litwak

Fonte: O Globo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.