Polícia Civil resgata cão agredido com pauladas e chutes em Santa Cruz do Sul, RS

Polícia Civil resgata cão agredido com pauladas e chutes em Santa Cruz do Sul, RS
Cão foi resgatado neste sábado (Foto: Polícia Civil / Divulgação)

Um cão foi resgatado de uma situação de maus-tratos neste sábado, 9, em Santa Cruz do Sul. A Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma residência no Bairro Monte Verde para recuperar dois cães por volta das 15 horas. De acordo com informações da delegada Raquel Schneider, da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento, a ONG Protetores de Santa Cruz encaminhou à polícia uma denúncia de maus-tratos. Além dos policiais civis e ativistas da causa animal, a Brigada Militar esteve no local prestando apoio ao cumprimento do mandado.

Segundo as denúncias, o morador da casa teria agredido os cães com pauladas e chutes. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram apenas um dos cães. A labradora preta, de 12 anos de idade, aparentava estar debilitada. Ela estava sem água e sem comida e tinha ferimentos, incluindo um corte em uma das patas, similar à ferida causada por um estilete. Próximo à piscina da casa foi localizado e apreendido um estilete que pode ser compatível com o ferimento do cão. Uma guia e pedaços de madeira também foram apreendidos no local.

Objetos foram apreendidos na casa. (Foto: Paola Severo/Portal GAZ)
Objetos foram apreendidos na casa. (Foto: Paola Severo/Portal GAZ)

A outra cadela de porte grande e cor malhada de bege e marrom não estava na casa. O homem declarou informalmente que abandonou o cão na Avenida Paul Harris nas proximidades de uma oficina mecânica. Uma moradora da rua disse à polícia que chegou a ver o animal no local, mas ele não foi localizado. Quem tiver informações sobre a localização da cadela, pode entrar em contato com os Protetores através da página da ONG no Facebook. O indivíduo também deve responder por abandono de animal, que é crime. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia, onde prestou declarações e assinou termo circunstanciado, que será instaurado.

Conforme os Protetores de Santa Cruz, o homem já é alvo de suspeita da ONG desde abril, quando adotou um cão e em seguida foi acusado de maus-tratos. Na época, ativistas foram à casa do indivíduo para avaliar se as informações de que ele estava maltratando o animal procediam e conseguiram levar o cão. O homem teria ameaçado os membros do grupo de proteção animal após o caso.

A cadela resgatada foi encaminhada para uma clínica veterinária para realização de um laudo. Ela estava assustada e tem medo de pessoas. A cachorra ficou internada para fazer exames, incluindo um raio x, já que ele está com suspeita de fratura, por se mover com dificuldade.

A ONG Protetores de Santa Cruz do Sul postou um vídeo da cachorrinha já na clínica recebendo atendimento. Na gravação é possível ver os ferimentos recentes e mais antigos no animal:

https://www.facebook.com/ProtetoresDeSantaCruzDoSul/videos/1508156022571926/

Por Paola Severo

Fonte: GAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *