Policial ‘mergulha’ no bueiro para salvar filhotes de cachorros em Pinhais, PR

Policial ‘mergulha’ no bueiro para salvar filhotes de cachorros em Pinhais, PR
Soldado Gilmar Mendes não pensou duas vezes: se enfiou no bueiro para retirar os filhotes de cachorro. (Foto: Soldado Anselmo Waltrick/Acervo pessoal)

Dois policiais militares de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, atenderam a uma ocorrência diferente na manhã desta quinta-feira (27). Não fosse a coragem dos soldados Gilmar Mendes e Anselmo Waltrick, que retiraram de um bueiro no Jardim Cláudia dois cachorros, uma menina de aproximadamente 10 anos passaria a virada do ano chorando a perda dos animais de estimação.

Por volta de 7h50, a patrulha cruzou com uma mulher e uma a menina desesperadas, reclamando que seus cães haviam caído no bueiro. Inicialmente, os policiais acreditavam que as vítimas eram crianças. “A mulher falava ‘salvem meus filhos, salvem meus filhos’. Imediatamente fomos até o local e percebemos que na verdade eram dois filhotes de dois meses de vida que haviam caído no bueiro”, narra Waltrick.

Inicialmente, os PMs iriam acionar o Corpo de Bombeiros para o resgate. Entretanto, como a água estava sumindo muito rapidamente por causa da chuva e os filhotes já estava bastante cansados,os policiais decidiram de imediato. “Um dos filhotes já não estava nem chorando mais de tão cansado que estava de tentar nadar. Alguns segundos a mais e eles iriam se afogar”, descreve Mendes.

Soldado Mendes com os dois filhotes que resgatou do bueiro. (Soldado Anselmo Waltrick/Acervo Pessoal)
Soldado Mendes com os dois filhotes que resgatou do bueiro. (Soldado Anselmo Waltrick/Acervo Pessoal)

O soldado Mendes decidiu entrar no bueiro e retirar os animais. Ele se projetou de cabeça na boca do bueiro, enquanto um morador do bairro segurava seus pés para que ele também não fosse arrastado pela correnteza. “A gente tinha que resolver a questão na hora, não dava para pensar muito. Alguns segundinhos a mais e os cachorros teriam morrido”, enfatiza Mendes, que após a ocorrência teve de ir para casa trocar a farda. “Ele ficou todo sujo, com barro até na orelha”, descreve Waltrick. Depois do resgate, a dupla voltou ao Jardim Claudio para conferir se estava tudo bem com a família e os animais.

Os dois policiais gostam de cachorros. Waltrick tem um labrador e um golden terrier. Já Mendes ainda não tem nenhum cão porque o filho ainda é muito pequeno, tem apenas 1 ano de idade. “Assim que meu filho crescer um pouco vou ter um cachorro. Ele adora brincar com o da minha mãe. O que eu fiz hoje, de salvar esses filhotes, é uma coisa que eu ficaria muito agradecido se fizessem pelo meu filho na mesma situação”, emociona-se Mendes.

Após salvar os filhotes, a dupla recebeu muitos elogios não só da família, mas também dos outros moradores do bairro. “Eu fiquei sem palavra ao ver o sorriso daquela menina depois que a gente salvou os cachorrinhos dela. Nunca havia atendido uma ocorrência assim em dez anos de Polícia Militar”, afirma Mendes. “O desespero daquela criança cortou nosso coração. Uma ação como essa prova que nós, policiais militares, estamos ao lado da população para ajudar”, reforça Waltrick, que tem 7 anos de corporação.

Por Marcos Xavier Vicente

Fonte: Gazeta do Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *