Porco resgatado em SC faz Procon tomar medida inédita no país

Porco resgatado em SC faz Procon tomar medida inédita no país
Baby Pig Junior está em São Paulo, em um santuário para animais. (Foto: Reprodução, Instagram)

O Procon de Santa Catarina é o primeiro no país a emitir uma nota técnica em que reconhece ser responsabilidade das concessionárias de rodovias que cobram pedágio o atendimento de animais. Com isso, os consumidores podem procurar diretamente o órgão em caso de omissão.

A nota foi elaborada após o caso do porquinho que se feriu ao cair de um caminhão na BR-101, em São José, no fim de maio. A protetora Rosa Villanueva viu o animal no acostamento e acionou a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra a rodovia – mas não teve retorno. 

Ela fez o resgate do porco, e depois levou o caso ao Procon. O órgão acionou a concessionária, que precisou se responsabilizar pelo tratamento do animal. Tiago Silva, diretor do Procon SC, diz que a nota técnica reconhece que os animais também são uma obrigação das concessionárias, que prestam um serviço ao consumidor.

– Juntamos (na nota) o julgamento do STJ, onde esclarece que é responsabilidade das concessionárias prestar o serviço de atendimento, cuidando da saúde do condutor e também dos animais.

A nota técnica emitida pelo Procon em Santa Catarina deve embasar outros documentos com o mesmo teor em todo o território nacional.

Final feliz

O porquinho resgatado na BR-101 ganhou nome, Baby Pig Junior, e uma nova chance. Depois de passar por cirurgia e sessões de fisioterapia em SC, ele foi levado, na semana passada, a um santuário de animais no interior de São Paulo, onde continuará o tratamento.

Por Dagmara Spautz

Fonte: NSC Total

Porco cai de caminhão e motoristas ‘param BR-101’ em resgate; vídeo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.