Prefeitura de Blumenau (SC) registra primeiro caso de recolhimento de animais castrados na rua com microchip

Prefeitura de Blumenau (SC) registra primeiro caso de recolhimento de animais castrados na rua com microchip
Foto: Marcelo Martins

No início de abril deste ano, o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) registrou os dois primeiros casos de recolhimento de animais que foram castrados com o benefício da implantação do microchip e que estavam vagando pelas ruas. O primeiro deles foi por meio do telefone de plantão, quando foi solicitada ajuda da equipe do Cepread para encontrar o tutor de dois cães que estavam nas proximidades da Ponte do Badenfurt.

De acordo com a equipe do Cepread, os dois pets foram levados pela própria solicitante (residente em Timbó) para um profissional veterinário no município de Timbó, sendo que um deles apresentava o microchip. Graças a pesquisa junto ao banco de dados do sistema de castração em Blumenau, foi possível identificar o tutor, permitindo levar os dois novamente à residência.

Na oportunidade, foi constatado que os dois cães haviam fugidos da residência, não configurando situação de abandono, sendo que o retorno novamente junto aos integrantes da família, foi motivo de alívio e conforto. Além disso, a equipe do Cepread também já programou para que o cão ainda não castrado e sem o microchip receba o benefício no próximo mutirão.

O segundo caso é de uma cachorra encontrada vagando próxima da Empresa Coteminas (antiga Artex) com pontos de castração abertos sendo levada para um profissional veterinário para limpeza e leitura das informações do microchip. De acordo com o Cepread, de posse dos dados, a equipe de fiscalização do órgão também identificou a tutora, sendo levada a cachorra até sua residência. Com base na avaliação da equipe, a cachorra também havia fugido da moradia, não configurando situação de abandono.

Castração gratuita

Em junho do ano passado, a Prefeitura de Blumenau, por meio Cepread, iniciou uma série de mutirões de castrações gratuitas de cães e gatos na cidade, incluindo neste serviço a implantação em dezembro de microchip nos pets para os casos de identificação bem como o controle e também com o objetivo de inibir o abandono.

Os mutirões de castrações gratuitas, atendendo uma das demandas antigas da população, são ofertados pela Prefeitura exclusivamente às Organizações Não Governamentais (ONG’s), protetores independentes registrados e famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadUnico) do município.

Somente em 2022, 3.094 pets foram castrados na cidade com 622 deles beneficiados com a implantação do microchip a partir de dezembro. De janeiro a maio deste ano, o município contabilizou outros 4.236 animais castrados, totalizando 7.330 pets beneficiados com o programa de castração até agora, chegando à casa dos 4.858 animais com microchip.

“Esta era uma demanda bem antiga da cidade e uma conquista para os protetores. É uma área que temos um carinho especial e que sempre dissemos que teria nossa atenção na gestão. Com responsabilidade, cumprindo as leis e cientes de que o nosso melhor está sendo feito pelas pessoas e também no cuidado com os animais”, destaca o prefeito Mário Hildebrandt.

O responsável pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que coordena os trabalhos desenvolvidos pelo Cepread no município, Jefferson Voigtlaender, fala da importância deste primeiro registro na identificação dos pets. “Isso demonstra a efetividade são somente do programa de castração, mas de todo o trabalho que está sendo feito para um controle mais adequado dos animais na cidade. E isso inclui a implantação do microchip, o que permite identificar possíveis situações de abandono”, diz. “Estamos cada vez mais avançando no atendimento especializado do Bem Estar Animal na cidade, colocando Blumenau na vanguarda da Política Publica Animal no Estado e no país”, reforça.

Maus-tratos

Desde dezembro do ano passado, a Prefeitura de Blumenau conta com um canal exclusivo para o atendimento de denúncias de maus-tratos a animais domésticos e atendimento médico veterinário a animais errantes. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, opção 1 opção 2 opção 2.

Até então, as denúncias de maus tratos eram efetivadas pelo setor da Ouvidoria que registrou em 2022 1.179 denúncias de maus tratos a cães e gatos e outros 63 relacionados a atendimento de urgência e emergência gerados diretamente no Cepread.

“É importante lembrar que o Cepread não é um órgão de recolhimento de animais de rua. Ele existe para dar assistência veterinária a animais errantes bem como para promover conscientização sobre a adoção consciente e posse responsável. É dessa forma que o novo ramal da Ouvidoria vai trabalhar”, ressalta Jefferson Voigtlaender.

Novo mutirão em maio

A Prefeitura de Blumenau também já agendou mais um mutirão de castração para os dias 9 e 10 de maio, junto ao Setor 1 do Parque Vila Germânica. Reforçando mais uma vez que será destinado às ONG’s, protetores independentes registrados e famílias de baixa renda registradas no Cadastro Único (CadUnico). As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp no número 47 99983-5657 por meio do Programa de Castrações de Cães e Gatos PMB.

Pets beneficiados com a castração gratuita:

Castrações em 2022
Período: junho a dezembro
Animais castrados: 3.094. 622 deles com microchip

Castrações em 2023
Período: janeiro a maio
Animais castrados: 4.236 – todos chipados
Total de pets chipados: (2022 e 2023) – 4.858

Total de pets beneficiados até maio deste ano: 7.330

Fonte: Prefeitura Blumenau

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.