Prefeitura faz vistoria em outros quatro locais após interdição de canil por denúncia de maus-tratos em Piedade, SP

Prefeitura faz vistoria em outros quatro locais após interdição de canil por denúncia de maus-tratos em Piedade, SP
Animais foram resgatados de canil em Piedade — Foto: Reprodução/TV TEM

A Vigilância Sanitária vistoriou outros quatro canis depois de fechar um por denúncia de maus-tratos, em Piedade (SP), em fevereiro deste ano. No local interditado, a Polícia Ambiental e ONGs resgataram 1.708 animais com sinais do crime. 80 cães continuam internados sob risco e mais de 500 tratam a doença do carrapato. 57 morreram, informou ONG.

Segundo o departamento, denúncias apontaram os locais que foram visitados pelos agentes. Dois foram constatados que são canis que abrigam e resgatam animais de rua. Os proprietários foram notificados para realizarem adequação de irregularidades, mas não houve indícios de maus-tratos.

Os outros dois são canis que criam animais para venda. A vigilância fez notificação para os donos organizarem a documentação. Porém, um deles encerrou as atividades e o outro está dentro do prazo de adequação.

Animais foram resgatados de canil em Piedade e passam por tratamento — Foto: Arquivo pessoal
Animais foram resgatados de canil em Piedade e passam por tratamento — Foto: Arquivo pessoal

A fiscalização da prefeitura foi intensificada no mês passado, quando o Canil Céu Azul negou as acusações e afirmou que vai recorrer também de uma multa administrativa de mais de R$ 5 milhões por maus-tratos. O Procon também aplicou uma multa de R$ 13.240.

Conforme a Polícia Ambiental, foram contabilizados 1.743 animais no local fechado, sendo 1.708 em situação de maus-tratos. Destes, 57 filhotes morreram. Parte está em tratamento com a ativista Luisa Mell e, segundo ela, 150 foram liberados para serem colocados para adoção em um evento em um shopping em São Bernardo do Campo (SP), que será no sábado (16).

Em entrevista à TV TEM, anteriormente, o advogado do canil, José Luiz Ribeiro Vignoli, disse que o local funcionava dentro da legalidade, inclusive com nota fiscal dos cães e da venda de filhotes.

Relembre o caso

O canil Céu Azul funcionava em um sítio na zona rural de Piedade, no bairro Goiabas. A Polícia Militar Ambiental recebeu uma denúncia anônima sobre a situação do estabelecimento e enviou uma equipe à área no dia 13 de fevereiro.

A polícia confirmou a denúncia e entrou com o pedido de fechamento do canil. Foi constatado que o local funcionava com instalações inadequadas, falta de higiene e organização.

A Prefeitura de Piedade, por meio da Vigilância Sanitária, lavrou auto de infração e de interdição do canil devido às irregularidades. Segundo a administração municipal, o local não tinha alvará de funcionamento, inscrição municipal e não pagava impostos.

Após assinar o termo, a proprietária entrou na Justiça com um mandado de segurança para barrar a retirada dos animais, mas o pedido foi negado pela juíza Luciana Mahuad.

Em entrevista à TV TEM, a mulher disse que o complexo passava por reforma e adequações. O local funcionava há 20 anos e nunca foi fiscalizado.

O estabelecimento vendia cães para a rede Petz, que anunciou no dia 20 que não vai mais vender filhotes em suas 82 lojas espalhadas pelo país.

Animais foram resgatados de canil em Piedade — Foto: Reprodução/TV TEM
Animais foram resgatados de canil em Piedade — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.