Programa de castração de animais em Curitiba terá ações no início de 2018; saiba como se inscrever

Programa de castração de animais em Curitiba terá ações no início de 2018; saiba como se inscrever
Foto: Antônio More /Gazeta do Povo/Arquivo

O programa de castração de animais da prefeitura de Curitiba seguirá em 2018 e as pessoas que querem esterilizar seus animais de estimação terão novamente a chance de conseguir o serviço em cada uma das dez regionais da capital. De acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, logo nos dois primeiros meses do próximo ano serão duas ações do Programa de Castração Gratuita, nas regionais do Boa Vista e da CIC.

Ainda em 2017, ações no Bairro Novo e na Matriz fecham o ciclo de serviço nas 10 regionais da cidade, atendendo cerca de 8 mil animais, segundo dados da secretaria. Não há vagas para novos animais nas duas ações, no entanto, já que os atendimentos que estão sendo realizados são de agendamentos prévios. A intenção da administração municipal é ampliar o serviço com a conclusão de uma parceria entre a prefeitura e clínicas particulares, que já está em fase de cadastramento.

Como fazer

Quem deseja o serviço deve realizar um cadastro na página da Rede de Proteção Animal da prefeitura. Com o cadastro, o animal de estimação entra em uma espécie de fila, em que é considerada a região em que vive para o agendamento do serviço. Existem, de acordo com o órgão, prioridades que são respeitadas. Cidadãos que recebem benefícios sociais e protetores de animais independentes tem prioridade no atendimento. As vagas restantes são para atendimento a outros cidadãos.

O processo gera um número de protocolo, que precisa ser levado até a Rua da Cidadania da regional que abrange o bairro do interessado. Cada animal gera um número de protocolo diferente. Com esse código, o cadastro é validado. O agendamento do atendimento ao animal é feito pelo telefone, conforme o calendário programado pela SMMA.

Por Felipe Raicoski

Fonte: Gazeta do Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *