Protetoras encontram cachorrinha em ‘situação lastimável’ em casa na Vila C, em Foz do Iguaçu, PR

Protetoras encontram cachorrinha em ‘situação lastimável’ em casa na Vila C, em Foz do Iguaçu, PR
Tutora deverá comprovar que levou a cachorrinha ao serviço veterinário – Foto: CMPDA

Integrantes do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (CMPDA) encontraram, em uma residência na Vila C, neste sábado, 2, uma cachorrinha em condição descrita pelos conselheiros como “lastimável”. O órgão foi ao local para atender a uma denúncia de maus-tratos a animais.

O relato do CMPDA, que é um conselho de políticas públicas instituído por lei, dá conta de que a cachorra estava em um “canil sujo e molhado, encolhida num cantinho em cima de um pano sujo”. Conforme o órgão, as protetoras acionaram as forças de segurança, mas não havia equipes disponíveis.

Uma vizinha prontificou-se a ajudar, tendo retirado o animal do canil e o colocado em local seco, com cobertores e alimento. “Foi dado prazo para que a tutora apresentasse documentos que comprovassem que o animal foi atendido por um veterinário”, informou o CMPDA.

A tutora relatou às protetoras do conselho não ter condições de levar a cachorrinha para uma consulta veterinária e que é a vizinha que alimenta o animal. “Mas tinha outros animais de pequeno porte e bem cuidados no quintal, demonstrando assim total desrespeito pelo animal doente”, reportou Conselho de Proteção e Defesa dos Animais.

A cachorra estava em canil sujo e molhado, conforme as protetoras - Foto: CMPDA
A cachorra estava em canil sujo e molhado, conforme as protetoras – Foto: CMPDA

Para o conselho, falta de condições financeiras não é justificativa para abandono e maus-tratos. “Omissão de socorro é crime. Se o animal está doente, é possível fazer rifas, bazares, serviços, entre tantas outras coisas, assim como as protetoras fazem.”

Desde o início deste ano, Foz do Iguaçu dispõe da Diretoria de Bem-Estar Animal, que é vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O órgão tem como finalidade promover o bem-estar dos animais e apurar denúncias de maus-tratos.

Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo 156 Foz ou pelo telefone 156.

Por Paulo Bogler

Fonte: H2Foz

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.