Discussão sobre proibição de touradas e brigas de galo será retomada no México

Discussão sobre proibição de touradas e brigas de galo será retomada no México

O Partido Ecologista Verde do México (PVEM) vai retomar a discussão sobre touradas e brigas de galo para aprovar sua proibição.

A afirmação foi do presidente da Comissão de Meio Ambiente do Congresso do Estado, Jaime Natale Uranga, que destacou que entre as questões que são prioritárias para seu partido está o fortalecimento do Instituto de Bem-Estar Animal, onde se proíbe todo tipo de maus-tratos a animais, como touradas e brigas de galo.

Em entrevista, o deputado local destacou que o pensamento de cada cidadão e legislador a respeito dessa questão é respeitado, porém o PVEM sempre apostou na proteção da vida animal, então será uma das questões que seu partido pretende promover na atual legislatura.

Segundo o deputado local, ele destacou que a decisão dos legisladores será respeitada, porém seu partido sempre defenderá a vida dos animais, e no devido tempo esse assunto será retomado, discutindo-se a viabilidade de uma consulta pública para uma questão tão “espinhosa”.

“Respeitamos o pensamento de cada um como fazíamos no circo sem bichos, mas nosso DNA é contra a tourada e contra a briga de galo; se buscamos o cuidado dos animais, seria contraditório dizer que somos a favor; vamos respeitar, mas vamos discutir isso nas comissões para esse fim”.

Da mesma forma, o deputado local destacou que dentro da Agenda Legislativa o que lhe interessa é fortalecer o Instituto de Bem-Estar Animal para ampliar sua sede regional para que os cidadãos do interior do estado não se desloquem à Capital para fazer uma denúncia de maus-tratos a animais.

Além disso, promoverá o uso de energia limpa, o deslocamento do transporte público com unidades híbridas, o uso de painéis solares, entre outros assuntos.

Por Angélica Patiño Guevara / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Sintesis

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.