Rio Claro (SP) tem 270 casos de maus-tratos contra animais em 4 meses; veja como denunciar crimes

Rio Claro (SP) tem 270 casos de maus-tratos contra animais em 4 meses; veja como denunciar crimes
Animais desnutridos encontrados pela Patrulha Animal de Rio Claro — Foto: Patrulha Animal de Rio Claro

Rio Claro (SP) registrou 270 casos de maus-tratos contra animais de janeiro a abril deste ano, segundo levantamento da Patrulha Animal, ligada a Guara Civil Municipal (GCM).

VÍDEO: Rio Claro registra 270 casos de maus-tratos a animais em quatro meses de 2023

O número representa quase 70% do total de denúncias feitas ao longo de todo o ano de 2022, que foi de 386. (veja abaixo como denunciar os crimes). Desde 2021, quando a patrulha foi criada, 17 pessoas já foram presas.

Segundo Maurício Miguel, chefe da Patrulha Animal, na maioria dos casos de maus-tratos, faltam coisas básicas à dignidade do animal, como comida e água.

“São coisas muito básicas, que levam o animal ao sofrimento, muitas vezes até a morte”, afirmou.

Além disso, situações em que os animais estão amarrados com corda curta também são comuns. Cerca de cinco casos de maus-tratos são atendidos por dia na cidade.

Notificação

Animal em situação de maus-tratos em Rio Claro — Foto: Patrulha Animal de Rio Claro
Animal em situação de maus-tratos em Rio Claro — Foto: Patrulha Animal de Rio Claro

Quando acionada, a patrulha vai até o local da denúncia e verifica a situação ao qual o animal está submetido. De acordo com Miguel, na maioria dos casos, há apenas uma notificação.

“Caso a situação seja mais grave, o Canil Municipal é notificado e comparece no local com um médio veterinário para a elaboração de um laudo. Além das multas que são aplicadas pelas infrações”.

A maioria das denúncias são maus-tratos a cachorros e gatos, mas a GCM também atende ocorrências com pássaros e , até mesmo, animais de grande porte, como cavalos.

Os animais resgatados pela patrulha são encaminhados para Organizações Não-Governamentais (ONGs) e para protetores de animais.

Cachorro maltratado em Rio Claro — Foto: Edijan Del Santo/EPTV
Cachorro maltratado em Rio Claro — Foto: Edijan Del Santo/EPTV

Como denunciar

Maus-tratos, abuso e violência contra animais é crime previsto por lei. A pena é de dois a cinco anos de prisão, multa e perda da guarda do animal.

Para denunciar em Rio Claro, basta ligar para os números 153 ou 0800 771 1532. Os dados da pessoa que fez a denúncia são totalmente preservados.

Também é possível fazer na Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) ou na delegacia do município.

Fonte: G1