Sacrifício de animais de rua vira debate polêmico na Câmara Municipal de Boa Viagem (CE) nesta terça

Sacrifício de animais de rua vira debate polêmico na Câmara Municipal de Boa Viagem (CE) nesta terça
Foto ilustrativa

Neste município do sertão central do estado do Ceará uma nova polêmica volta a dividir opiniões de moradores da pacata cidade, uma lei que recolhe animais de ruas para um abrigo, para evitar acidentes nas ruas e danos ao patrimônio publico.

Durante a sessão ordinária realizada nesta terça feira 19, uma intensa discussão entre vereadores da base e oposição foi registrada pelo publico presente, vereadores estiveram hoje votando o projeto de lei nº 032/2017 que altera uma redação da lei nº414 de 1984 na qual institui o código de postura do município de Boa Viagem.

De acordo com o parlamentar Adelmo Rodrigues – principal figura de oposição, o projeto de lei põe em risco a criação de animais como cachorros e gatos, o parlamentar questionou os demais vereadores os motivos pelos quais a prefeitura irá sacrificar animais que forem apreendidos, sendo respondido logo em seguida pelo vereador Arnaldo Cavalcante que leu o parágrafo 3 do artigo 1, que diz que o animal cuja apreensão seja impossível e perigosa ou o seu comportamento possa oferecer risco a saúde individual ou coletiva poderá após um atestado de um médico veterinário, ser sacrificado.

Outros parlamentares de pronunciaram contra a medida, questionando valores a serem cobrados como multa pela apreensão do animal e a distinção de animais de raça.

O debate ficou acalorado, porém, o projeto de lei seguiu para ser votado e acabou sendo aprovado pela maioria, com a ausência do vereador Jardel Fernandes, o grupo de oposição encabeçado pelos vereadores Adelmo Rodrigues, Anchieta, Vera, Clícia, Jovino e Nete Facundo acabou ficando sem maioria.

Sobre a Lei

O projeto de lei altera o código de postura criado em 1984 criado pelo então prefeito Mazinho, alguns dos pontos questionados e polêmicos estão sendo tidos como má interpretação e leviandade por parte de vereadores da oposição.

O projeto de autoria da prefeita Aline Vieira que em documento encaminhado a Câmara Municipal, esclarece que as alterações das propostas são necessárias para que o município possa fazer um controle mais eficaz dos animais soltos em via publica, que além de atrapalhar o trânsito, oferece risco a integridade física de condutores e pedestres.

Os animais de ruas serão recolhidos para um espaço disponibilizado pela prefeitura, em um dos artigos, animais como Cães e Gatos que forem encontrados nas vias publicas desacompanhados de seus proprietários serão apreendidos e recolhidos para uma espécie de depósito, será dado um prazo de 7 dias para que o dono apareça para resgatar o animal.

Animais bovino, suíno, ovinos ou caprinos, serão autorizados para serem abatidos, a carne destes serão doadas as escolas da rede publica municipal, exigindo a prévia constatação da boa saúde animal e observada as exigências sanitárias.

Fonte: Sert News


Nota do Olhar Animal: Urgente que as ONGs cearenses provoquem o Ministério Público Estadual para que este breque mais esta estupidez, agora da Prefeitura de Boa Viagem. A matança indiscriminada de animais para controle populacional é criminosa e pode ensejar a CASSAÇÃO da prefeita Aline Vieira por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, já que o extermínio, além de imoral e ilegal, gera prejuízo aos cofres públicos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *