SamuVet, o Samu dos bichos, é aprovado pela Câmara de Santos, SP

SamuVet, o Samu dos bichos, é aprovado pela Câmara de Santos, SP

A Câmara de Santos aprovou o projeto de lei que prevê a criação de um serviço de atendimento móvel veterinário. Batizado de SamuVet, o serviço tem o objetivo de resgatar e socorrer animais em vias públicas da cidade.

O projeto, de autoria do vereador Sérgio Santana (PL), foi aprovado em sessão ordinária na Câmara, na última terça-feira, 15. O objetivo do Projeto de Lei nº 4/2019 é atender animais atropelados em vias públicas que estejam em situação de risco ou que sejam vítimas de maus-tratos.

A proposta é de um serviço similar ao SAMU, que inspira seu nome. O Samuvet funcionaria 24 horas, com um veículo próprio para atendimento, com caixa de transporte, maca e demais itens necessários para atendimento de emergência dos animais. Haveria também uma carreta acoplada ao veículo para atendimento a animais de grande porte como cavalos.

Diferentemente das ambulâncias tradicionais, que socorrem seres humanos e que podem ser acionadas por qualquer pessoa, o SamuVet, prevê o projeto, poderia somente ser chamado pela Guarda Municipal, pela Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) de Santos ou pela sessão  de Zoonoses da cidade.

A equipe de atendimento do SamuVet seria de um médico veterinário e um motorista. Nos atendimentos, após prestar os primeiros socorros aos animais, o médico veterinário deve avaliar o estado clínico do animal para determinar se o bicho precisa passar por cirurgia ou algum outra tratamento especial e dar o encaminhado adequado ao animal.   

O projeto segue para a sanção da prefeitura do município. Existem serviços semelhantes em nas cidades de São Paulo, São Vicente, Florianópolis e Salvador.

Fonte: Costa Norte

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.