Santuário acolhe cavalo idoso cego que seria sacrificado em fazenda: ‘Só precisava de uma chance’

Santuário acolhe cavalo idoso cego que seria sacrificado em fazenda: ‘Só precisava de uma chance’

Quando o cavalo Buddy perdeu a visão, seu antigo tutor pensou em sacrificá-lo, mas a ativista Kathy Stevens agiu rapidamente e o acolheu em sua fazenda, nos Estados Unidos.

O equino precisa de ajuda para caminhar e fazer outras atividades, mas aprende muito rápido. “Ele é incrivelmente inteligente!”, disse Kathy ao portal Daily Paws.

A ONG “Catskill Animal Sanctuary” tem acolhido animais com deficiência na cidade de Saugerties, em Nova York, há 20 anos. Kathy, que é fundadora e diretora do local, abriu o espaço para ajudar criaturas como Buddy, da raça Appaloosa, também conhecido como “cavalo-pintado”.

 Reprodução / YouTube
Reprodução / YouTube

Seu ex-tutor cuidou dele ao longo de sua vida, mas quando Buddy perdeu a visão, ele não sabia o que fazer e considerou a ‘eutanásia’. Felizmente, o ex-tutor entrou em contato com o abrigo de Kathy para obter ajuda. “Eles acreditavam que a eutanásia era a opção mais humana”, disse a ativista.

Infelizmente, decisões pela eutanásia de animais são frequentes devido à ignorância e falta de conhecimento. Muitos tutores acabam por tomar o caminho mais doloroso sem considerar que pode haver mais alternativas. “Este é um fenômeno extremamente comum: as pessoas não têm conhecimento ou paciência, ou não querem fazer ajustes para tornar seus estábulos mais seguros”, disse Kathy.

Reprodução / YouTube
Reprodução / YouTube

O santuário acolheu Buddy em outubro deste ano e tem provido a ele um excelente acompanhamento: desde então, os cuidadores têm ensinado a rotina e os horários de alimentação do cavalo.

Apesar de idoso, ele aprende muito rápido, o que é admirável. A expectativa de vida de um cavalo é de 25 a 30 anos. Buddy, no entanto, tem muito o que viver ainda.

“Ele é incrivelmente inteligente! Fiquei impressionado com a rapidez com que ele aprendeu alguns comandos: para cima, para baixo, andar, correr, beber água, etc”, disse sua cuidadora.

Por meio de sua conta no Instagram, a ONG anunciou a incorporação definitiva de Buddy à seu santuário. “Buddy só precisava de uma chance”.

“Estamos muito animados com o quanto todos vocês foram tocados por essa história”, completou o abrigo Catskill.

Apesar de tudo, algumas pessoas acreditam que teria sido mais conveniente renunciar à vida do cavalo, mas o santuário respondeu com firmeza que não. “Ainda assim, algumas pessoas se perguntam se não teria sido mais humano simplesmente desistirmos. Buddy nos mostra que tem mais vida para viver e é um privilégio deixá-lo viver essa vida com qualidade”.

Conheça Buddy no vídeo abaixo:

Por Gabriel Pietro

Fonte: Daily Paws via Razões para Acreditar


Nota do Olhar Animal: No Brasil, alguns santuários abrigam cavalos e éguas resgatados do abandono e de situações em que muitos deles teriam sido abatidos por não terem mais serventia para quem os explorava. Nestes locais recebem passarão o restante de suas vidas recebendo cuidados e muito carinho. Destaque para os trabalhos do Santuário Filhos de Shanti, em Pindamonhangaba e do Santuário Abraço Animal, em São Roque, ambos no interior de SP.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.