Santuário em Chapada dos Guimarães (MT) abriga elefantas que eram exploradas em circos e zoológicos

Santuário em Chapada dos Guimarães (MT) abriga elefantas que eram exploradas em circos e zoológicos
Scott Blais/SEB

O Santuário dos Elefantes Brasileiros (SEB), localizado em Chapada dos Guimarães (62 km de Cuiabá), abriga elefantas que eram exploradas em circos e zoológicos. Por este motivo, o local não é aberto para visitação. O local foi criado em 2016 e, desde então, esse animais vivem tranquilamente, com a devida atenção e cuidados de uma equipe presente no local. Conheça um pouco das elefantas que vivem no santuário.

Bambi: A Eterna Jovialidade

Com seus impressionantes 59 anos de idade, Bambi, uma elefanta asiática, conquista a todos com sua personalidade efervescente. Apesar de ter passado mais de quatro décadas sob os holofotes de um circo, Bambi mantém uma jovialidade contagiante, encontrando alegria nas pequenas rotinas no santuário. Uma curiosidade interessante sobre ela é que, embora seja da espécie asiática, exibe comportamentos típicos de elefantes africanos.

Lady: A Corajosa Exploradora

Aos 51 anos, Lady é uma figura imponente no Santuário. Apesar de sua insegurança inicial, atualmente ela demonstra coragem e uma vontade inabalável de explorar seu novo lar. Originária de um circo, Lady enfrentou desafios, incluindo problemas de saúde relacionados às suas patas, mas sua determinação em se adaptar é inspiradora.

Maia: A Personalidade Cativante

Com cerca de 49 anos, Maia é uma verdadeira personagem, cheia de personalidade. Viveu no circo cerca de 30 anos. Foi confiscada e, sem ter para onde ir, foi mantida acorrentada na fazenda do advogado do circo por 5 anos. A equipe do Santuário diz que a sua disposição para fazer qualquer coisa por algumas guloseimas a torna irresistível, e sua história de resiliência é comovente.

Mara: A Inocência Encantadora

Nascida na Índia e com 57 anos de idade, Mara traz consigo uma mistura única de inocência e doçura, contrastando com um passado que inclui apresentações em circos e zoológicos. Mara nasceu na Índia e foi levada a um zoo na Alemanha. Em 1970 foi trazida para a América do Sul para se apresentar em circos. Em 1995 foi enviada para um zoo em Buenos Aires. Seu comportamento vocaliza uma aura de doçura e ingenuidade, conquistando o coração de todos no santuário.

Guillermina: A Personalidade Extrovertida

Com seus jovens 23 anos, Guillermina é a mais jovem do grupo, mas sua personalidade vibrante e travessa a faz destacar-se. Originária do Ecoparque de Mendoza, Guille traz consigo uma energia contagiante. De acordo com os cuidadores, Guillermina tem uma grande personalidade e age como uma criança mimada.

Rana: A Líder Gentil

Aos 61 anos, Rana é uma das figuras mais antigas do santuário. Sua capacidade de se adaptar às necessidades dos outros elefantes e seu papel como líder do comitê de boas-vindas demonstram sua natureza gentil e compassiva. Sua história é de superação. Viveu no circo por 40 anos. Ficou esquecida, sem termos mais informações, por 2 anos, até ser enviada a um zoológico na costa brasileira, onde ficou por 7 anos.

Sobre o Santuário dos Elefantes

A Associação Santuário de Elefantes Brasil (SEB) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que resgata elefantes cativos em situação de risco, oferecendo-lhes o espaço, as condições e os cuidados necessários para que possam se recuperar física e emocionalmente dos anos passados em cativeiro. O Santuário está localizado no município de Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. O SEB é uma colaboração da Associação Santuário de Elefantes Brasil (SEB) e duas renomadas organizações internacionais de defesa e estudo dos elefantes: ElephantVoices e Global Sanctuary for Elephants.

Demais informações sobre os animais que vivem no santuário de Chapada podem ser acessados clicando aqui.

AJUDA

Toda contribuição, pequena ou grande, é muito importante! Sua doação de qualquer valor ajudará a transformar a vida dos elefantes já resgatados e tantos elefantes que ainda aguardam uma nova chance de recomeçar no Santuário de Elefantes Brasil.

Além disso, com uma contribuição mensal de R$100, você pode se tornar madrinha/padrinho de um de nossos elefantes. Esse valor irá fornecer aos elefantes os cuidados diários que permitem que seus corpos se curem, a base necessária para apoiar sua cura emocional. Seu presente vai fornecer-lhes dietas diárias, guloseimas especiais, suplementação e exames para cuidados médicos.

Fonte: HNT (com informações de Alô Chapada)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.