SP tem mais de dois cachorros para cada gato que vive em casa

SP tem mais de dois cachorros para cada gato que vive em casa
Cães e gatos requerem atenção e cuidados especiais (Foto: TV Globo/Reprodução)

São Paulo tem mais que o dobro de cães morando em casa em relação aos gatos. Um levantamento da Prefeitura abordou o número de animais que vivem dentro de casa em área urbana, considerando idade, sexo, se são vacinados contra a raiva e se são castrados.

A cidade tem 1,8 milhão de cachorros contra 810 mil gatos, de acordo com a pesquisa. O levantamento aponta ainda que a idade média dos cães é de quase seis anos, e a dos gatos, de pouco mais de três anos e meio.

Mais de 87% dos cachorros e 68% dos gatos foram vacinados contra a raiva – índices considerados bons pela Prefeitura. Os tutores de quase 40% dos cães disseram que castraram os bichos. A porcentagem de gatos castrados é maior: mais de 61%.

Número de cães é mais de duas vezes maior que de gatos em SP (Foto: TV Globo/Reprodução)
Número de cães é mais de duas vezes maior que de gatos em SP (Foto: TV Globo/Reprodução)

O abandono é o que ainda preocupa, apesar de ser muito difícil calcular quantos bichos estão nas ruas da cidade. A presidente da ONG Uipa, onde vivem 500 animais entre cães e gatos que foram abandonados ou recolhidos depois de sofrerem maus-tratos, lembra que manter um animal bem e saudável custa dinheiro. E é bom pensar bastante antes de tomar a decisão de levar um deles pra casa.

“Às vezes as pessoas adotam por impulso porque foram fazer compra no supermercado e por acaso existe ali uma feira de adoção, a pessoa acaba adotando sem pensar que aquilo é um compromisso que ela está assumindo com o animal”, destaca Vanice Orlani. “O animal requer atenção, carinho, tem que levar para fazer exercício, não é simplesmente um objeto que você leva pra casa. tem que pensar muito a respeito.”

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *