Tartaruga é solta no mar após ser resgatada com nadadeira amputada e expelindo plástico no litoral de SP; VÍDEO

Tartaruga é solta no mar após ser resgatada com nadadeira amputada e expelindo plástico no litoral de SP; VÍDEO
Imagem mostra antes e depois da tartaruga atendida pelo Ipec — Foto: Ipec/Divulgação

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi solta na Ilha do Cardoso, no litoral de São Paulo, após passar por meses de tratamento em Cananéia. O animal foi encontrado debilitado e com uma das nadadeiras amputada em agosto. A tartaruga chegou a expelir plástico pelas fezes. Imagens obtidas pelo g1 mostram a tartaruga recuperada sendo devolvida ao habitat  (assista abaixo).

VÍDEO: Tartaruga é solta no mar após ser resgatada com nadadeira amputada e expelindo plástico

De acordo com o Instituto de Pesquisas Cananéia (Ipec), a tartaruga foi encontrada no dia 10 de agosto durante um monitoramento nas praias de Ilha Comprida. Ela foi levada ao Centro Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CRDAM) em Cananéia.

Na unidade, o animal passou por exames clínicos e laboratoriais para avaliação do quadro e foram constatadas lesões, desidratação e uma amputação já cicatrizada na nadadeira anterior esquerda. Durante os dias de tratamento, a tartaruga ainda passou a expelir plástico pelas fezes.

O animal recebeu hidratação, manejo alimentar, suplementação e até laserterapia para cicatrização de lesões. Depois, a tartaruga passou por exames que atestaram bom estado de saúde e no fim de novembro foi solta na Ilha do Cardoso.

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.