Homem nega sequestro de cadela e diz que é o tutor desde término de relação com ex-noiva: ‘arcava com todos os custos’

Homem nega sequestro de cadela e diz que é o tutor desde término de relação com ex-noiva: ‘arcava com todos os custos’
Cachorra Cherry após ser resgatada em João Pessoa, na Paraíba. — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Acusado de sequestrar a cadela yorkshire Cherry, em Brasília, o auditor fiscal Josinaldo Morais alega que é o verdadeiro tutor do animal. O homem afirma que passou anos com a responsabilidade de cuidar da cachorra e que arcava com todos os custos após o fim do relacionamento com a tutora de Cherrie. A defesa de Stephane Aparecida Fernandes afirma que a cachorra Cherrie foi comprada um ano depois de o casal já ter terminado a relação.

Cherry foi levada de Brasília no domingo (10). A cachorra foi encontrada no Aerporto de João Pessoa na segunda-feira (11) com Josinaldo e um amigo. A polícia chegou até eles após a ex-noiva fazer o reconhecimento a partir das imagens das câmeras de segurança. Josinaldo chegou a ser detido, mas foi liberado.

Em conversa com a reportagem do g1, Josinaldo alegou em sua versão que tudo começou com o fim do relacionamento entre ele e Stefhane, por volta de 2017. No entanto, naquela época, segundo ele, não houve disputa pelo animal inicialmente, já que ela teria preferido deixar Cherry sob responsabilidade dele, que morava em Caicó, no Rio Grande do Norte, porque a mulher teria se mudado para a capital do estado, Natal, e que a vida corrida por lá não era compatível com as necessidades do pet de estimação. Segundo ele, a própria Stefhane pediu para que ele ficasse com Cherry.

Josinaldo Morais, de 47 anos, diz que é o verdadeiro tutor de cadela Cherry — Foto: Gustavo Demétrio
Josinaldo Morais, de 47 anos, diz que é o verdadeiro tutor de cadela Cherry — Foto: Gustavo Demétrio

“De princípio, ela levou Cherry para Natal morar com ela. Beleza, de boa, eu ainda não tinha muito apego e, pronto, ela levou. Eu acho que passou talvez um mês com ela, só que devido a mudança de rotina dela, a cachorrinha lá não se adaptou, porque Stefane é enfermeira, então ela dava plantão de 12, 24 (horas), e a cachorrinha não era acostumada a ficar só, ela já tinha uma rotina de andar, de sair, então Cherry adoeceu”, disse Josinaldo.

Josinaldo também ressaltou que, após esse período em Natal e com o adoecimento da cadela, Stefane teria pedido a ele para o próprio passar a cuidar de Cherry. Isso teria acontecido no final de 2017, na versão que ele relata da história.

“A cachorrinha adoeceu e ela (Stefane) me ligou, me ligou pedindo para ir buscar Cherry. Ela disse ‘pronto, você fica com Chery em Caicó, que você tem mais tempo, e quando eu quiser a gente dá um jeito de (para a mulher ir visitar o animal). E assim ficou até agosto de 2023”, disse.

Conforme Josinaldo, durante os 6 anos que ele ficou com a cadela, todas as obrigações em termos de cuidados na saúde, no banho e no lazer do animal eram pagos por ele. O homem ressalta que nesse período não houve nenhum “revezamento” nas responsabilidades de cuidar da cadela.

“A cachorra ficou comigo e todas as obrigações de banho, tosa, despesas financeiras, tudo ficou comigo. Quando ela (Stefane) pedia, a gente tinha uma amiga em comum, que era a cuidadora (nos momentos em que ele não estava em casa), eu inclusive pagava essa menina para ir deixar Cherry e ir buscar na capital”, contou.

A defesa da tutora de Cherrie, Stephane Aparecida Fernandes, explicou que “Stephane tem comprovantes de pagamentos de enxoval, banhos, alimentos, comprovantes de toda a existência de Cherie, ela nunca ficou sob a responsabilidade dele [Josinaldo]. A responsabilidade era de Stephane, ele pedia autorização para Stephane para fazer algo em relação a Cherie. Contudo, com a má intenção de tomar a cachorrinha dela, começou a dispensar de Stephane os ressarcimentos pelo que ele pagava para Cherie”.

Josinaldo também alega que após todo esse período que ele diz ter cuidado amplamente da cachorra, a ex-noiva Stefane teria mudado de ideia e, já em agosto de 2023, começou a querer a guarda do animal para si.

O advogado que representa Josinaldo no caso, Alexandre Dantas, também disse que Stefane acionou extrajudicialmente Josinaldo, para requerer a guarda do animal, nesse período, e que antes do desenrolar judicial da questão, a ex-noiva foi até Caicó, na casa da mulher que cuidava do animal nos momentos em que Josinaldo estava ocupado, para pegar Cherry e levá-la à Brasília.

“Ele conviveu com Cherry esse tempo diariamente e pela manhã ele deixava a cachorra na cuidadora, porque ele trabalhava de manhã. Então quando ele terminava o expediente, almoçava, descansava e entre 15h e 16h ia buscar a cadela. Stefane veio de Brasília sabendo dessa rotina, que Cherry estaria na cuidadora, pegou ela e foi embora”, contou o advogado.

A advogada Gilzilene Dantas, que representa Stephane, explicou ao g1 que a notificação extrajudicial não foi para requerer a guarda, mas sim para requerer a devolução da cachorrinha. Segundo a cuidadora da cachorrinha, Josinaldo pegou Cherrie e o cartão de vacinação dela e não iria devolver.

Também segundo Alexandre Dantas, após esse episódio de Stefane ter levado o animal de Caicó a Brasília, um boletim de ocorrência, que o g1 teve acesso, foi aberto junto a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. (veja abaixo)

Josinaldo fez boletim de ocorrência denunciando ex-noiva que teria pegado cadela para levar a Brasília — Foto: Alexandre Dantas
Josinaldo fez boletim de ocorrência denunciando ex-noiva que teria pegado cadela para levar a Brasília — Foto: Alexandre Dantas

De acordo com a defesa de Stephane Aparecida Fernandes, o boletim de ocorrência (citado acima) foi arquivado pela autoridade policial. Cherrie nunca foi furtada por Stephane, a cuidadora entregou Cherrie a Stephane afirmando que sabia que Stephane era a dona da cachorrinha.

Além disso, o homem que alega ser o tutor da cadela também mostrou diversos documentos, como RG de Cherry, várias declarações de um pet shop em que a cadela foi atendida e também uma caderneta de vacinação, assim como uma dieta especial que foi passada por um especialista para um tratamento do animal. A defesa da tutora alega que o RG que ele apresentou a polícia tem os dados (RG e CPF) de Stephane, sendo que ele tem a posse do cartão porque pegou e não quis devolver.

Ida para Brasília

VÍDEO: Homem pega cadelinha e tutor imobiliza suspeito

No domingo (10), câmeras de segurança flagraram o momento em que um homem levou Cherry após o atual tutor passear com o animal quando um homem surgiu correndo e pegou a cachorra.

As imagens também mostram que, em seguida, o tutor atual puxou a cadela e imobilizou o suspeito. No entanto, um outro homem chegou perto e o tutor soltou o suspeito, que correu com a cadela no colo.

Para a reportagem do g1, Josinaldo assumiu que era ele nas imagens do circuito de segurança e que foi para Brasília com o objetivo de tentar um acordo com Stefane para recuperar o animal e levá-lo de volta para Caicó.

“Quando chegou agora em dezembro, comprei uma passagem só de ida para ir para lá (Brasília). Eu tinha o endereço dela, porque eu tinha acesso ao processo, decidi arriscar, para ver se viria ela, para tentar comprar (a cachorra), ou algum acordo, qualquer coisa. Cheguei lá, peguei um carro, fiquei na frente do prédio esperando e para minha surpresa quem desceu com a cadela foi o atual dela. Aí eu fervi, ele andando com a minha filhinha. Foi o ato máximo”, destacou.

Josinaldo também disse que em momento nenhum agrediu o atual companheiro de Stefane e que a intenção dele era somente pegar a cadela de volta. Ele também rechaçou as alcunhas de ser chamado de “sequestrador” ou “ladrão”.

Após o episódio, Josinaldo veio para a Paraíba antes de ir para o Rio Grande do Norte, foi nesse momento em que a polícia encontrou ele com a cachorra e o abordou. Após desembarcar no estado, um agente da polícia pediu para que ele fosse a uma sala reservada.

Na abordagem policial, Josinaldo disse que foi ouvido sobre o caso, mas após mostrar os documentos em relação a cadela, foi encaminhado para a Polícia Civil, que iria escutá-lo no dia seguinte, e direcionado para um hotel, sem o animal, que foi encaminhado pela polícia para Brasília.

No outro dia, o homem contou que foi ouvido pelos policiais civis e que foi liberado. Mas já sem a companhia do animal. “Só não fiquei preso porque tenho tudo dela”, disse Josinaldo, sobre a abordagem que a polícia fez com ele ao chegar na Paraíba com a companhia da cachorra.

Josinaldo disse que vai continuar brigando na justiça pela guarda oficial do animal.

Versão de Josinaldo é bem diferente da de Sthefane

A defesa de Stephane explicou ao g1 que a versão de Josinaldo se contradiz em diversos pontos. Segundo a advogada de Stephane, Gilzilene Dantas, ela comprou a cadelinha Cherie de um casal em 18 de abril de 2017 e três dias depois, em 21 de abril, Stephane foi buscar Cherrie em Mossoró.

Segundo a defesa de Stephane, o relacionamento entre ela e Josinaldo durou entre julho de 2012 e abril de 2016, e dentro desse período eles chegaram a namorar à distância (entre maio de 2013 a junho de 2015) e entre junho 2015 a abril de 2016 eles moraram juntos em Caicó, como namorados. Stephane alega que como Josinaldo não queria nem casar, nem ter filhos, eles terminaram e não reataram mais.

Em julho de 2017, morando em Caicó e solteira, e com Cherrie desde o mês de abril do mesmo ano, Stephane contratou uma pessoa para cuidar da Cherie aos finais de semana, enquanto ela dava plantões em Natal. A relação entre Stephane e a cuidadora de Cherrie passou a ser de bastante amizade e confiança.

Stephane, por meio de sua defesa, explica que, Josinaldo ao se deparar com Cherrie, mudou seu pensamento sobre criar animais (haja visto que, segundo Stephane, ele nunca tinha tido a intenção de cuidar de um), e, no lugar de comprar/adotar um animal, Josinaldo estreitou os laços de amizade com a cuidadora para se aproximar de Cherie. Josinaldo se afeiçoou a Cherie e passou a custear o deslocamento dela (Cherrie) de Natal para Caicó, e Stephane até então não via maldade.

Em 4 de junho de 2023, a cuidadora de Cherie enviou um áudio para Stephane informando que Josinaldo havia pego a cachorrinha, que ela “tentou dar todos os argumentos”, disse ainda que “sempre deixou claro que não queria Cherie e que Cherie era de Stephane”, mas que Josinaldo não iria entregar Cherie, nem o cartão de vacina dela.

A advogada de Stephane, Gilzilene Dantas, afirmou que todas as informações repassadas à imprensa por Josinaldo serão refutadas através de provas contundentes, e que as pessoas que estão tentando se promover com a situação responderão judicialmente.

O que disse a tutora para a polícia

VÍDEO: Tutora reencontra cadela que foi pega no Sudoeste, em Brasília

A Polícia Civil de Brasília investiga o caso. O delegado Wellington Barros disse que recebeu de Stefane a nota fiscal da compra da Cherry, além de vídeos e fotos que compravam que ela seria mesmo a dona da cachorra.

Stefane recebeu medidas protetivas contra o ex-noivo. O delegado também informou ainda que vai encaminhar um pedido para que o homem seja ouvido em Caicó, no Rio Grande do Norte, onde ele mora.

O suspeito deve responder pelos crimes de roubo, violência psicológica e lei Maria da Penha.

Sobre a medida protetiva e também a acusação através da lei Maria da Penha, Josinaldo e o advogado informaram ao g1 que desconhecem as afirmativas.

Imagens feitas por um celular mostraram o momento em que, após a polícia trazer a cadela para Brasília, Stefane encontra o animal. O encontro foi na área de desembarque. Emocionada, Stefane, que está grávida de cinco meses, logo pegou Cherry – que parecia animada – no colo. Quando foi colocada no chão, a cachorrinha de 6 anos andou em círculos em volta da dona, abanando o rabo.

Por Gustavo Demétrio (sob supervisão de Jhonathan Oliveira)

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.