Tartaruga em meio ao lixo no mar de Vitória chama a atenção: ‘pedido de socorro’; fotos

Tartaruga em meio ao lixo no mar de Vitória chama a atenção: ‘pedido de socorro’; fotos
Imagem de tartaruga em meio ao lixo no mar de Vitória chama a atenção — Foto: Vitor Jubini

Tartarugas nadando em meio ao lixo do mar Vitória chamaram a atenção de um fotógrafo da Capital, que registrou a cena na tarde desta terça-feira (1°). Os animais estavam justamente na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, a primeira unidade de conservação marinha da Grande Vitória. O local, que deveria ser um santuário marinho, também chamou atenção também pela quantidade de sujeira.

De acordo com o fotógrafo da Rede Gazeta Vitor Jubini, ele estava fotografando uma grande quantidade de lixo boiando no mar da Baía de Vitória, como embalagens plásticas, sacolas, madeira, resto de alimentos e animais mortos, quando se deparou com a cena.

“De repente, percebi a movimentação de tartarugas no local e uma delas foi se aproximando da massa de detritos, quando rapidamente ela levantou para respirar”, disse Jubini.

O fotógrafo então registrou a foto como “Socorro!”, justamente para retratar a poluição e situação na área.

“É como se a tartaruga estivesse pedindo socorro em meio a tanto lixo”, disse.

Além das imagens da tartaruga em meio ao lixo, o fotógrafo fez registros mostrando a quantidade de lixo em si que estava boiando na água.

Veja a Galeria:

Fotógrafo registra tartarugas em meio ao lixo no mar de Vitória

Área de proteção na Baía de Vitória

A Baía das Tartarugas recebeu esse nome por causa do crescente número de tartarugas marinhas que voltaram a frequentar a praias de Vitória nos últimos anos.

Com 1.685,47 hectares, a APA tem como objetivo ordenar os usos das diversas atividades de modo a assegurar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental dos ecossistemas costeiros.

A área engloba a Praia de Camburi, Praia do Canto e Ilhas do Boi e do Frade.

A nova unidade de conservação foi criada através do Decreto 17.342, publicado no Diário Oficial do Município de Vitória, em 2018.

Além de promover a preservação dos ecossistemas costeios, o objetivo é garantir o não adensamento populacional, a manutenção dos limites construtivos, o controle dos usos nas áreas urbanas e a recuperação ambiental nas Ilhas do Boi e do Frade, assegurados pelo zoneamento e definições do Plano Diretor Urbano (PDU) da capital.

Mais de 10 toneladas de lixo por semana

Limpeza da Baía de Vitória — Foto: Prefeitura de Vitória/ Divulgação
Limpeza da Baía de Vitória — Foto: Prefeitura de Vitória/ Divulgação

Questionada sobre o assunto, a prefeitura de Vitória informou que a Central de Serviços do município limpa semanalmente a Baía de Vitória e, durante essas ações, são retiradas até 12 toneladas de resíduos.

Ainda de acordo com a prefeitura, a pasta também realiza a limpeza diária das praias do município, recolhendo até quatro toneladas de resíduos.

Limpeza nas praias de Vitória — Foto: Prefeitura de Vitória/ Divulgação
Limpeza nas praias de Vitória — Foto: Prefeitura de Vitória/ Divulgação

Segundo a gestão, a limpeza da orla dos bairros também é realizada por meio de mutirões de serviços, que acontecem periodicamente em 90 dias.

“A Central de Serviços realiza também mutirão de limpeza, programada seguindo as condições de tabua de maré, assim conseguindo retirar uma maior quantidade de resíduos. O próximo mutirão está previsto para acontecer dos dias 28 de agosto a 02 de setembro de 2023”, informou.

Por Viviann Barcelos

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.