Tutores de animais domésticos se preocupam com onda de envenenamento em Pereira Barreto, SP

Tutores de animais domésticos se preocupam com onda de envenenamento em Pereira Barreto, SP

Os tutores de cães e gatos estão preocupados com uma onda de envenenamentos em Pereira Barreto (SP). Segundo as Organizações Não Governamentais (ONGs) e as Associações de Proteção a Animais, cerca de 10 animais são envenenados por semana na cidade.

A dona de casa Denusa Asoo passeava com seu cachorro, quando o animal pegou um pedaço de carne, que estava envenenado, e jogado no chão. “Ele pegou uma carne na calçada, quando eu vi, abri a boca dele e joguei fora. Depois que andamos mais três quarteirões, ele começou a passar mal. Levei-o na veterinária e ela me disse que o pedaço de carne estava envenenado”, afirma.

Já o cozinheiro Adalto Aparecido da Silva perdeu o gato dele por conta de envenenamento e espera providências sobre os casos de matança na cidade. “Meu vizinho achou meu gato envenenado, ele já estava morrendo e espumando a boca. E não é o primeiro caso na cidade, mas ninguém está tomando uma atitude”, diz.

A população e os cuidadores dos animais pedem uma solução das autoridades. “Existem pessoas mal intencionadas que passam pela rua e jogam salsicha ou carne envenenada. Se o cachorro ou gato não pegar, pode acontecer até de uma criança pegar e colocar na boca sem a mãe perceber. Será que as autoridades só tomarão providências quando acontecer de um humano se envenenar?”, questiona Renata Silva, membro da ONG Proteção Animal.

O Centro de Zoonoses de Pereira Barreto afirma que pode fazer o acolhimento dos animais que estão com sintomas. “Se o animal ainda estiver vivo, a orientação é que o dono procure um tratamento para tentar recuperá-lo e também procure a delegacia para registrar um boletim de ocorrência, para termos um número de registro de casos de envenenamento”, explica a veterinária da unidade, Karina Yamamoto.

A Polícia Civil está investigando os casos para entender o motivo da matança dos animais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *