União popular salva mais de 100 baleias encalhadas e evita tragédia histórica

União popular salva mais de 100 baleias encalhadas e evita tragédia histórica
Autoridades e voluntários observam baleia encalhada na costa do Sri Lanka.

Uma história para afagar o coração. Agentes de proteção ambiental, a Marinha, policiais e moradores da região de Panadura, cidade no Sri Lanka, conseguiram salvar mais de 100 baleias que estavam encalhadas em uma praia.

Segundo relatos, os animais começaram a encalhar por volta do fim da tarde da segunda-feira (2) e, à noite, o número de baleias já ultrapassava 100. Alguns pescadores que estavam na região tentaram empurrar os mamíferos de volta, mas não tiveram sucesso. 

Foi só com a chegada de mais voluntários, além da Marinha e da Guarda Costeira, que os animais conseguiram retornar ao mar após uma madrugada inteira de trabalho. O resgate das baleias foi possível graças ao uso de pequenas embarcações usadas para o patrulhamento da região. 

Mais de 100 animais ficaram presos na areia, a maior parte deles foi resgatada com vida.

Chamou a atenção a quantidade de voluntários que se prontificou a ajudar mesmo com o toque de recolher imposto em decorrência da pandemia do coronavírus. Apesar do sucesso da operação, três baleias-piloto e um golfinho morreram em decorrência dos fatos. 

Especialistas não sabem dizer ao certo o que ocasiona os encalhes, mas esse fenômeno tem acontecido há décadas. Segundo Autoridade de Proteção Ambiental da Marinha do Sri Lanka, este foi o maior que já aconteceu no sul da Ásia. 

Voluntários ajudam animal a retornar para o mar. Fotos: Getty Images

Fonte: Hypeness

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.