Unidades móveis de pronto atendimento são disponibilizadas para resgatar animais atingidos por incêndios no Pantanal de MT

Unidades móveis de pronto atendimento são disponibilizadas para resgatar animais atingidos por incêndios no Pantanal de MT
Veículo para atendimento móvel de animais — Foto: Sema-MT

Duas unidades móveis de pronto atendimento foram disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) para atender os animais silvestres do Pantanal. Nos veículos, estarão veterinários que trabalharão exclusivamente nos resgates, monitoramento, avaliação e atendimento de animais silvestres atingidos pelos incêndios.

A secretaria informou que contratou um médico veterinário, com recursos do Programa REM, exclusivamente para o atendimento aos animais. Rogério Leonel Vieira tem especialização em clínica e cirurgia de animais silvestres e atua há 20 anos nesta especialidade.

De acordo com a Sema-MT, o projeto deve apoiar o trabalho coordenado pelo Instituto Brasileiro (Ibama) de manejo da fauna silvestre.

Um dos objetivos é avaliar constantemente a estrutura para atendimentos dos animais. Segundo a secretaria, neste momento, a emergência ambiental é nível 1, ou seja, poucos animais precisam de intervenção.

Equipamentos usados por equipes de resgate e ajuda aos animais — Foto: Sema-MT
Equipamentos usados por equipes de resgate e ajuda aos animais — Foto: Sema-MT

Unidades de atendimento

As unidades móveis de atendimento são equipadas com objetos de contenção, como rifle com dardos com tranquilizante veterinário, e outros utensílios que possibilitam o manejo de animais de pequeno, médio e grande porte, de qualquer complexidade.

Os veículos possuem carrocerias adaptadas e climatizadas. As duas unidades são utilizadas pela equipe especializada da Sema, e em parceria com outros veterinários das ONGs credenciadas junto ao Governo Federal com notório saber em resgate e atendimento de animais silvestres.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.