Vereador quer proibir uso de carroça para transporte de carga em Osasco, SP

Vereador quer proibir uso de carroça para transporte de carga em Osasco, SP
Vereador Ralfi (Foto: Luciano Benazzi)

Vereador de Osasco, Ralfi Silva (PODE) tentará proibir, por meio de projeto de lei, a utilização de carroça para transporte de cargas na cidade. A intenção da proposta, segundo o parlamentar, é impedir maus-tratos aos animais utilizados para puxar a carroça.

“Muitas pessoas utilizam os animais para tração de cargas e isso acarreta em maus tratos aos animais porque, na maioria das vezes, as pessoas ignoram ou não sabem a quantidade de carga que se coloca. Hoje em dia, principalmente nos grandes centros urbanos, como a nossa cidade, não há necessidade de carroça para transportar carga porque todo mundo tem carro ou uma caminhonete.

Para evitar essa crueldade, vamos propor a proibição como outras cidades já fizeram”, revelou Ralfi que rechaçou a possibilidade de seu projeto tirar o sustento de quem presta esse tipo de serviço. “Existem outras maneiras de se sustentar. Mas se for necessário, vamos buscar, junto à prefeitura, um projeto para qualificar essas pessoas e recolocá-las no mercado de trabalho”, finalizou.

Por Leonardo Abrantes

Fonte: Webdiário


Nota do Olhar Animal: A grande resistência de carroceiros em relação à eliminação da tração animal têm ocorrido em boa parte pela falta de habilidade política e de interesse dos vereadores em encaminhar soluções para a sobrevivência dessas pessoas, pelo distanciamento entre o parlamentar e a categoria de trabalhadores que explora os animais. Para que um projeto desta natureza tenha êxito em sua aplicação, não basta a ação de gabinete, não é suficiente aprovar uma lei no plenário. É necessário buscar diálogo com estes trabalhadores sobre outros caminhos para a subsistência deles. E já há bons exemplos em várias cidades do país. Projeto contra a tração animal que ignora o destino dos carroceiros está fadado a “refugar” na sua execução e, portanto, ser totalmente inócuo para os animais. Que o vereador de Osasco tenha lucidez e vontade para fazer estes encaminhamentos e, no fim, que os animais sejam realmente beneficiados com a medida. Difícil crer que, como ele afirma, os carroceiros tenham “carros e caminhonetes”. É preciso conhecer esta realidade de perto para que a proposta seja transformadora tanto para a vida dos animais como para a vida das pessoas que ainda hoje sobrevivem às custas dos bichos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *