Veículos de tração animal serão proibidos em áreas urbanas de Vila Velha, ES

Veículos de tração animal serão proibidos em áreas urbanas de Vila Velha, ES
Foto: Willian Caldeira

Um dos objetivos da atual gestão da Prefeitura de Vila Velha vem sendo a preocupação com a causa animal. O projeto de lei que prevê o fim das carroças com tração animal em áreas urbanas do município foi aprovado pela Câmara Municipal e deverá ser sancionado pelo prefeito Arnaldinho Borgo no prazo de duas semanas, conforme legislação.

O PL 9270/21 proíbe a circulação de veículos de tração animal ou animais para condução de cargas em vias públicas urbanas e nas faixas de domínio das rodovias do município. Nas áreas rurais, a atividade poderá ser exercida, por enquanto, desde que os animais não apresentem sinais de maus tratos. O condutor deverá assinar um termo de responsabilidade.

A legislação continua permitindo as atividades em estabelecimentos públicos ou privados, como por exemplo: locais de criação de equinos (haras), hipismo, equoterapia, cavalgadas e as montarias das forças de defesa pública.

Nos casos de maus tratos identificados a animais ou em casos de descumprimento do termo de responsabilidade do tutor, a apreensão e recolhimento será realizada, conforme já estabelecido pelo município.

Reinserção no mercado de trabalho

A nova lei não irá deixar os condutores de tração animal sem apoio do município. Ao contrário disso, a Prefeitura realizará um levantamento de quem vivia unicamente pela renda do trabalho que era realizado, como o caso de alguns catadores de recicláveis.

As famílias que comprovarem sua baixa condição de renda serão encaminhadas para a Secretaria de Assistência Social que dará todo suporte e as condições necessárias e dignidade a cada uma delas.

A Prefeitura de Vila Velha direcionará também os trabalhadores para capacitação e incentivo ao empreendedorismo, junto ao Sine municipal. Ainda possibilitará a avaliação para um microcrédito para aquisição de veículos a serem utilizados como nova fonte de renda.

Por Rodrigo Elias

Fonte: Prefeitura de Vila Velha


Nota do Olhar Animal: Lamentáveis as exclusões indicadas no projeto, pois o sofrimento imposto aos animais são tão relevantes quanto o que ocorre na exploração dos animais em carroças. Isso caracteriza o projeto como “meia-boca”, ele que será defendido sob o argumento de que “é um primeiro passo”, sendo que a experiência nos mostra que o segundo nunca é dado.

Freio na boca do cavalo serve para quê? Explicações de Alexander Nevzorov

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.