Veterinários orientam moradores sobre retirada de animais em simulado no Pinheiro, em Maceió

Veterinários orientam moradores sobre retirada de animais em simulado no Pinheiro, em Maceió
Equipe do Conselho Regional de Medicina Veterinária de AL vai orientar moradores sobre retirada de animais em simulado no Pinheiro — Foto: Divulgação/CRMV-AL

Profissionais ligados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas (CRMV-AL) vão participar do simulado de evacuação do bairro do Pinheiro, em Maceió, orientando os moradores sobre a retirada de animais de grande ou de pequeno porte, para que eles não sejam deixados para trás em caso de desastre na região.

O simulado foi marcado para as 15h de sábado (16), e envolveu cerca de 3 mil moradores e equipes de diversos órgãos, como a Defesa Civil e as Forças Armadas.

De acordo com a assessoria de comunicação do CRMV, a equipe do conselho será formada por seis médicos-veterinários e um zootecnista. Eles são integrantes das comissões regionais de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal (CEBEA), Saúde Pública Veterinária (CRSPV) e Animais Silvestres e Meio Ambiente (CRASMA).

Durante o simulado, os profissionais do conselho estarão em dois pontos de encontro, definidos pelo Plano de Contingência. Eles estarão vestidos com coletes de identificação, orientando os moradores sobre a retirada dos animais, inclusive os silvestres.

A presidente do CEBEA, a médica-veterinária Carla Loureiro, explica que os profissionais se inseriram no grupo de trabalho para contribuir com o Plano de Contingência. Os profissionais, no entanto, não estarão focados apenas na garantia do bem-estar dos animais que começaram a ser abandonados nas ruas do bairro.

“Nosso objetivo é, principalmente, contemplar estratégias que também atendam às necessidades de saúde pública e meio ambiente decorrentes de situações de desastres, que costumam comprometer bastante essas duas áreas. Mesmo sendo apenas uma possibilidade – que esperamos não ocorrer – precisamos estar preparados para atuar de forma eficaz caso isso se torne uma realidade, resguardando a integridade dos animais, do meio ambiente e da população em geral”, diz a médica-veterinária.

O CRMV informa ainda que trabalha em um plano voltado às questões de saúde animal, saúde pública e meio ambiente, para que seja integrado do Plano de Contingência geral.

“Para consolidar as ações, já começamos a firmar parcerias com a Universidade Federal de Alagoas e com o Centro Universitário Cesmac, além de clínicas e ONGs de proteção animal, criando uma rede de assistência veterinária para atuar caso seja necessário”, diz Carla Loureiro.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.