Voluntários de Itapetininga (SP) se unem em ação para proteger animais de rua do frio

Voluntários de Itapetininga (SP) se unem em ação para proteger animais de rua do frio
Voluntárias da Uipa percorrem ruas de Itapetininga para ajudar cães durante o frio — Foto: Arquivo Pessoal

Para proteger animais de rua em noites de baixas temperaturas, a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa) de Itapetininga (SP) arrecadou cobertores, roupas e também pediu abrigo aos cães e gatos no projeto “Garagem Solidária”.

“As voluntárias passaram de porta em porta buscando as doações que foram realizadas por moradores e também por algumas empresas da cidade”, explica Fernanda Nanini, voluntária da ONG.

Animais de rua recebem doação de roupas e cobertores das voluntárias da Uipa em Itapetininga. — Foto: Arquivo Pessoal

Na ação realizada nas noites de sexta (21) e sábado (22), voluntários encontraram em diversas regiões do município animais passando frio, fome e também com ferimentos. Houve também doação para moradores em situação de rua que têm cães.

“Nós sabemos que as pessoas e a prefeitura ajudam os moradores de rua, mas muitos deles têm cachorros, então a intenção foi de mobilizar para que as pessoas pudessem deixar os bichinhos de rua dormirem nas garagens e decidimos não ficar parados e fomos às ruas também”, continua Fernanda Nanini.

De acordo com a Uipa, foram assistidos mais de 60 animais, sendo que alguns precisaram ser recolhidos pela ONG por estarem machucados ou doentes.

Voluntárias se unem para ajudar cães de rua durante o frio. — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo uma das diretoras da ONG, Fernanda Nery, a sensação de ajudar foi gratificante por sentir que estavam fazendo a diferença para os moradores em situação de rua e para seus pets. Segundo ela, muitos dos animais corriam risco de morrerem congelados.

“Nós pudemos ver até mesmo os animais agradecendo, abraçando uma voluntária e os moradores de rua ficaram muito felizes por nos verem ajudando seus companheiros”, diz.

Animais de rua recebem são presenteados com roupinhas para se protegerem do frio em Itapetininga. — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Camila Fim, que também foi uma das moradoras voluntárias, participar da ação foi um misto de tristeza e alegria.

“Foi uma das melhores experiências da minha vida. É algo impagável. Até esquecemos do frio intenso quando vimos as carinhas dos animais e de muitos dos seus donos, foi algo emocionante demais para mim”, conta.

“Um momento marcante foi quando o cãozinho veio sem eu chamá-lo, pulando, e em forma de agradecimento deitando em meu colo e beijando meu rosto. Outro momento marcante foi quando nos deparamos com três cães em um matagal descampado e no frio. O olhar deles foi de alívio quando chegamos, foi maravilhoso”, finaliza.

Aos interessados em ajudar a Uipa com doações de ração, cobertores ou roupinhas, o espaço está localizado à Rua Otávio Ferreira de Almeida, número 36, no bairro Vila Mazzei, em Itapetininga, ou então pelo Facebook da ONG.

Voluntária recebe abraça de cão ao doar roupinha. — Foto: Arquivo Pessoal
Voluntárias se unem e distribuem roupinhas aos cães abandonados em Itapetininga. — Foto: Arquivo Pessoal

Cãozinho de rua recebe roupinha e agradece voluntária. — Foto: Arquivo Pessoal

Por Ana Guedes, colaborou sob supervisão de Heloísa Casonato 

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.