Voluntários denunciam descaso da prefeitura com gatos no Parque Municipal de Belo Horizonte, em MG

Voluntários denunciam descaso da prefeitura com gatos no Parque Municipal de Belo Horizonte, em MG
Foto: Adão de Souza/PBH

Voluntários do grupo SOS Gatinhos do Parque, que ajudam e atendem gatos do Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, denunciam descaso da prefeitura com esses animais. 

A Dirce Souza, que é uma dessas voluntárias do grupo, relata quais as dificuldades enfrentadas. 

“São mais de 300 gatos abandonados no Parque Municipal de Belo Horizonte que necessitam de ajuda para tudo, mas como não se obtém ajuda governamental, todo dinheiro saiu do bolso de voluntários. Ao contrário do que se pensa, lá não é o lugar adequado para permanência desses animais, onde por serem mansos sofrem, maus tratos de transeuntes e ataques de cachorros, que também se encontram abandonos”, explica.

Além disso, a voluntária diz que há registro de animais mortos no local. “Nesses últimos 15 dias, seis gatos foram mortos no parque. Precisamos de apoio para tudo. Gasta-se mais de 100 kg de ração por mês, além de medicamentos e castração dos animais. Esses gatos são abandonados em estado lastimável e todo o dinheiro dos cuidados são tirados de voluntários. Precisamos de apoio e ajuda para tudo”, afirma. 

Em resposta, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que está ciente da situação e não tem medido esforços para adotar medidas de proteção aos gatos do Parque Municipal. Neste ano, segundo a PBH, já foi doado meia tonelada de ração para os gatos e uma nova remessa de alimentos será providenciada nos próximos meses. 

A administração do Parque Municipal disponibiliza uma sala destinada aos protetores guardarem ração e outros objetos e materiais usados pelos cuidadores. A PBH declarou ainda que é realiza por ano entre 25 a 30 mil castrações, sendo que parte desse atendimento é para os gatos do Parque Municipal.

Eles são capturados, levados para os centros de zoonoses e devolvidos ao parque já castrados e tratados. Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram também a capacitação de agentes da Guarda Municipal para as questões ambientais e de proteção dos animais.

Por fim, a prefeitura informou que a situação tem se agravado nos últimos meses devido ao aumento do número de animais abandonados por conta da pandemia do coronavírus. Quanto às mortes, a prefeitura informou que elas acontecem de maneira sazonal e tem relação com a invasão de cães de rua que entram no parque e atacam os gatos.

Fonte: Itatiaia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.