16 cães com fome e sarna encontrados em Navarra, na Espanha

16 cães com fome e sarna encontrados em Navarra, na Espanha
Guardia Civil

A Guardia Civil localizou 16 cães, de diferentes raças, numa zona erma, em Merindad de Tulela, Navarra, em Espanha, depois de um alerta dado por um cidadão que avistou os animais a viver em condições degradantes.

De acordo com o Serviço de Proteção à Natureza (Seprona), os animais estavam famintos, assustados e tinham sarna, doença que é bastante contagiosa.

Segundo um comunicado da Guardia Civil, os agentes verificaram que os animais “tinham diferentes graus de dermatite, eram portadores de diferentes doenças, lesões cutâneas e infeções graves, como a sarna sarcótica, doença altamente transmissível entre diferentes espécies animais”.

Em colaboração com o Serviço Veterinário do Governo de Navarra, foi iniciada uma ação para verificar as condições sanitárias em que os cães foram encontrados.

Depois de ser apresentado a tribunal, o dono dos animais aceitou iniciar “o tratamento indicado pelo veterinário”, perante o qual os patudos apresentaram “melhoras evidentes”.

De qualquer forma, adianta a Guardia Civil na nota, vão ser entregues a uma associação que cuidará deles quando a melhora for definitiva e não houver risco de transmissão da doença.

O dono dos animais foi indiciado como alegado autor de um crime de maus tratos a animais de companhia.

Fonte: Notícias ao Mundo / mantida grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.