A triste história dos maus-tratos por trás dos cães que andam nas patas traseiras

Nas últimas semanas se tornou viral um vídeo de um cão que caminha sobre suas patas traseiras como se fosse uma criança.
rt pls i wanna pic.twitter.com/FebOTAS3uo
— mitch (@SandMonkey457) 17 de maio de 2017
O cão caminha erguido nas duas patas de trás por uma rua da China, vestido com um top branco, calça e mochila. Ele “anda” de uma forma tão natural que é impressionante de ver e por isso o vídeo despertou a curiosidade para saber se se tratava de algo real ou falso.
Lamentavelmente, esse é um caso real e por trás dos encantadores cachorrinhos que caminham sobre suas patas traseiras há terríveis histórias de maus-tratos contra animais.
O BuzzFeed rastreou algumas contas de redes sociais da China, de onde saiu esse vídeo, e descobriu que há vários materiais que mostram cães caminhando erguidos.
Na rede social Weibo descobriram uma conta chamada “Viral Smol Bean Small”, onde se publicam os vídeos e fotos dos cães.
Mas isso não é tudo, foram encontrados também vídeos que ensinam os tutores dos cães a treiná-los para que caminhem sobre suas patas traseiras, e o “passo a passo” é muito violento.
Em um vídeo se vê como um dos cães é ameaçado e agredido com um chinelo:
There’s a viral video of a walking dog.. This is nothing but cruel! This is how they’re trained to stand upright and walk. #stopanimalabuse pic.twitter.com/jHPqUrOjZY
— Jari Ⓥ (@pandajari) 17 de maio de 2017
Em outro, é possível ver um sujeito acomodando o corpo do cão na postura ideal e, quando o animal se move, o golpeia fortemente:
@pandajari I believe this is the same dog in the vid. someone else said that the woman in the vid says the dog is bleeding from it’s mouth. pic.twitter.com/DJVT6xos9m
— Chloe ☣ (@chloeampm) 18 de maio de 2017
Assim, os vídeos dos cachorrinhos que caminham nas patas traseiras não são falsos, apesar de que preferiríamos que fossem.
Tradução de Alice Wehrle Gomide