Abrigos ficam lotados por causa do aumento no número de animais abandonados em Palmas, TO

Abrigos ficam lotados por causa do aumento no número de animais abandonados em Palmas, TO
Animais são abandonados com frequência nesse período do ano. — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Nesta época do ano, o número de animais abandonados nas ruas aumenta. A protetora de animais, Giane Oliveira, tem um local de acolhimento em Taquaruçu, distrito de Palmas, que recebe cachorros e gatos abandonados. Segundo Giane, de novembro até o momento são 20 cachorros e 17 gatos acolhidos.

Vídeo: Abandono de animais se torna comum no período do fim de ano.

“Final de ano aumenta muito mesmo o abandono. Tanto de gato, quanto de cachorro. É animal doente, é animal saudável e de raça, aumenta muito mesmo”, afirma.

Os bichinhos ficam no local de acolhimento da Giane aguardando por um novo lar. Boa parte dos cães é castrada.

“Tem muita gente que, às vezes adota [neste período], nem todo mundo. Adota porque está precisando de um animal para olhar a casa. Aí quando chega [de viagem] descarta o animal, porque só queria no momento que iria viajar. Depois abandona”, conta Giane. Por causa das férias e festas de fim de ano, a feira de adoção será realizada em 2020.

Nos últimos dias alguns animais foram encontrados abandonados em Palmas. Cinco cachorros foram deixados amarrados em uma árvore na praia da Graciosa.

Pity Castilho também é protetora de animais e adotou nos últimos dias uma gata com filhotes, que foram deixados na rua. “Quando uma pessoa adota um animal, nem sempre planeja direito e aí quando chega fim de ano e vai viajar, não quer pedir para alguém cuidar, se sente incomodado de pedir ajudar e acha mais simples abandonar o animal”, explica.

Maltratar animais é crime, e pode render até de três meses a um ano de detenção além de multa, conforme a Lei de Crimes Ambientais.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.