Agressores de animais enfrentam a cadeia pela primeira vez na Turquia com a nova lei

Agressores de animais enfrentam a cadeia pela primeira vez na Turquia com a nova lei
Foto: Reuters

Novas regulamentações sobre os direitos dos animais na Turquia incluirão tempo de cadeia para aqueles acusados de tortura animal, disse o ministro de Assuntos Florestais e Hídricos, Veysel Eroğlu, no último dia 23.

“Procedimentos legais necessários são colocados contra aqueles que matam ou torturam animais. Há uma multa para isso agora. Quando as novas regulamentações forem introduzidas, isso será punido com uma sentença de prisão”, disse Eroğlu, acrescentando que as novas leis foram redigidas com a contribuição de associações de direitos dos animais.

Eroğlu também comentou sobre a situação dos pet shops, “Estamos checando os pet shops e os avisando sobre situações adversas. Entretanto, não podemos impor uma multa por causa da falta de uma lei. Quando a nova lei estiver promulgada, não haverá outros animais a não ser peixes e algumas espécies de aves nos pet shops. Cães e gatos serão mantidos em bons ambientes de criadores, e sua venda será feita por meio de um catálogo. É nosso dever fornecer conforto para os animais em pet shops até a introdução da lei”, ele acrescentou.

Eroğlu disse que uma campanha massiva de adoção de animais foi lançada.

“Estamos ajudando os municípios. No total, 153.591 animais foram castrados em 231 abrigos de animais com capacidade para manter 83.900 animais. 175.962 animais foram vacinados. Estamos realizando um processo de cinco etapas. Vacinamos os animais e então implantamos um microchip, uma etiqueta em suas orelhas, os castramos e então os colocamos para adoção. Tivemos 39.393 animais adotados por meio dos chips que eles receberam”, ele acrescentou. O ministro fornece aos municípios espaços para animais e cinco milhões de liras turcas foram destinadas para a castração de animais de rua em 2017, disse o ministro.

“Nós também damos apoio com cinco milhões de liras para os municípios que queiram construir novos abrigos. Desta forma, eles não têm mais a desculpa de que “não temos o dinheiro””, ele acrescentou.

Eroğlu reforçou a importância de colocar microchips nos animais para conseguir rastreá-los e verificar se estão sendo bem cuidados pelas pessoas que os adotaram.

“Alguns que saem de férias durante o verão adotam um animal e depois o abandonam. Isso é errado. Após a promulgação da lei, a punição para isto será severa”, ele disse.

Novas regras para o transporte de animais também estão na agenda.

“Estamos preparando uma norma sobre o transporte de animais e determinando os padrões dos locais onde eles serão mantidos, incluindo o tamanho e o condicionamento do ar desses espaços”, Eroğlu disse.

Suas declarações vieram depois que um cão chamado “Sushi” morreu em uma balsa operada pelo Istanbul Fast Ferries (IDO).

“Tais incidentes são desoladores. Nós amamos os animais como uma sociedade. Amamos as criaturas que Deus criou. Animais são seres vivos e precisamos respeitar suas vidas. Devemos dar a eles o direito de viver”, declarou Eroğlu.

Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: Daily Sabah

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *