Apaixonado por animais, venezuelano morador de rua adota oito cachorros em Boa Vista, RR

Apaixonado por animais, venezuelano morador de rua adota oito cachorros em Boa Vista, RR

Quem tem o hábito de andar pelo centro de Boa Vista, provavelmente já deve ter visto a cena de vários cachorros passeando pela cidade em uma carrocinha puxada por uma bicicleta: é a turma do venezuelano Rolando Melende, de 35 anos. Morador de rua e apaixonado por animais, ele adotou oito cães e faz dos pets seus companheiros do dia dia.

VÍDEO – Hora do pet: morador de rua cria 8 cães em Boa Vista

Rolando vive em Boa Vista há cinco meses, onde vende artesanato nas ruas da cidade e, a maior parte do que ganha, é para o cuidar dos amigos de quatro patas. Ele disse que resolveu adotar os animais depois de vê-los passando fome e, alguns, até doentes.

“Estou há cinco meses aqui em Boa Vista e as pessoas sempre me ajudam com dinheiro, ração, remédios. Vendo artesanato e compro algumas coisas, mas também recebo muita ajuda”, disse.

Além do cuidado, ele também batizou a cada um dos oito cachorros com nomes. Os “cãopanheiros” de Rolando ganharam nomes inspirados em jogadores de futebol, lugares que ele já visitou e até números.

Compõe a turma: o 24 e o 42, que são variações do número 12, favorito de Melende. Homenageando o futebol, tem o trio de craques, Pelé, Ronaldinho e o Daniel Alves, além de Darío e Catire e Boa Vista, nome inspirado na capital roraimense.

O migrante lembra que desde a época que vivia na Venezuela resgatava cachorros de rua, mas, esta foi a primeira vez que resolveu ficar com os animais.

“No meu trabalho na Venezuela sempre resgatei cachorros na praia, na rua. Sempre que via um cachorro dava um pouco de carne, de peixe”.

Rolando também conta com a ajuda da protetora de animais, Dinéia Oliveira, que após conhecer a historia, se emocionou.

“Eu conheci o Rolando através de buscas para ajudar animais de rua. Participo de grupos, então tem um animal que eu visualizei e ele estava com um ferimento imenso no pescoço. Corri atrás de doações, consegui ajuda pra poder dar assistência para ele e fiquei muito emocionada de ver ele com tão pouco e dividindo o pouco que ele tinha com esse animal”, lembra Dinéia.

Agora, neste domingo (20), ele pretende ir até Venezuela. Junto, vai levar os oito cachorros. Ao voltar para o país, ele diz que pretende usar um terreno que tem para fazer um espaço onde vai funcionar um projeto de resgate de animais.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Nada a romantizar em uma situação em que seres sencientes humanos e não humanos vivem abandonados e em precárias condições nas ruas, fato que deveria envergonhar toda a sociedade. Mas vale, sim, destacar a atitude de alguém que, mesmo em meio à miséria, não se rende ao egoísmo e age com solidariedade, respeito e afeto.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.