Bolsonaristas fazem cavalaria da PMDF recuar e agridem animais; VÍDEO

Bolsonaristas fazem cavalaria da PMDF recuar e agridem animais; VÍDEO

A Tropa de Choque Montado da Polícia Militar do Distrito Federal não conseguiu conter os manifestantes bolsonaristas que invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Superior Tribunal Federal na tarde deste domingo (8/1). Imagens que circulam nas redes sociais mostram os militares sendo derrubados dos cavalos e obrigados a recuar. Também há registros de agressões aos animais que compõem a tropa.

Aos gritos de “faxina geral” e ao som do Hino Nacional, bolsonaristas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, no início da tarde deste domingo (8/1), em protesto contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições 2022.

Por volta das 14h40, os extremistas invadiram o Congresso Nacional sob uma chuva de bombas de gás lacrimogênio. Em seguida, conseguiram passar pelas barricadas da Polícia Militar do Distrito Federal e entrar no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, e no Superior Tribunal Federal.

Quebra-quebra

Vidraças, cadeiras e mesas dos dois prédios públicos foram quebradas (veja fotos do interior do Palácio do Planalto depredado). Funcionários do Congresso Nacional que estavam de plantão foram ameaçados.

O último alvo dos manifestantes extremistas foi o Supremo Tribunal Federal (STF). O prédio do órgão do Judiciário foi invadido por volta das 15h45.

“Deus está do nosso lado e vai jogar todo o gás pra eles de volta”, disse um dos manifestantes enquanto tentava invadir a Corte. “A polícia está com nós. A PM liberou para gente ficar aqui”, afirmou um bolsonarista.

Por Ranyelle Andrade

Fonte: Metrópoles


Nota do Olhar Animal: Segue imagem de um dos animais agredidos.

Já há uma petição pedindo o fim das cavalarias. Para assinar, CLIQUE AQUI.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.