Cachorro é resgatado de bueiro durante forte chuva após três dias preso na tubulação: ‘Nasceu de novo’

Cachorro é resgatado de bueiro durante forte chuva após três dias preso na tubulação: ‘Nasceu de novo’
O contador Hugo Costa conseguiu resgatar o pequeno Pascoal, após três dias no bueiro — Foto: Helen Goulart/Arquivo Pessoal

Um grupo de vizinhos se mobilizou durante três dias para tentar resgatar um cachorro que caiu dentro de um bueiro na quadra 603 Sul, em Palmas. Eles perceberam a presença do animal no buraco na última quinta-feira (9) quando um morador passou perto e ouviu o choro, mas só conseguiram retirar o cachorro durante a forte chuva que começou noite de sábado (11).

Os vizinhos se reuniram ainda na quinta e chegaram a chamar o Corpo de Bombeiros, mas o cão estava muito assustado e fugia para o fundo da tubulação quando alguém se aproximava. Eles então tiraram a tampa do bueiro e deixaram uma armadilha de metal com comida dentro para tentar atrair o cão.

Durante os dois dias seguintes, o cãozinho não entrou na armadilha. No fim do dia no sábado começou uma forte chuva “Achamos que ele tinha morrido”, disse o morador Krumaré Zacariotti, de 56 anos, que participou da ação. “Como muita gente já tinha se sensibilizado e estava envolvida, todos começaram a ficar muito tristes achando que ele ia morrer afogado”, informou.

Cachorro foi resgatado por vizinhos em Palmas — Foto: Divulgação
Cachorro foi resgatado por vizinhos em Palmas — Foto: Divulgação

No começo da chuva, o contador Hugo Costa, de 33 anos, foi com a mulher, Helen Goulart, tentar socorrer o animal uma última vez. “Fomos olhar na chuva na esperança de vê-lo na armadilha, mas tinha tanta água que não dava pra ver nem a gaiola”.

Todos já tinham perdido as esperanças. Mas horas mais tarde, a falta de energia na quadra trouxe um barulho inesperado.

“Durante a madrugada, por volta de 2 horas, a chuva já havia passado e tivemos uma queda de luz na quadra. Quando caiu a luz e ficamos sem o barulho do ar condicionado, ouvimos ele chorando muito alto e latindo”.

Sem acreditar, o casal saiu de casa na chuva mesmo e encontrou o cachorrinho em cima da gaiola. “Nem acreditávamos que ele ainda estava vivo”, conta Hugo.

“Acho que ele nasceu de novo, e coincidentemente no dia da Páscoa”, conta ele.

O casal agora procura um lar definitivo para o cãozinho. Alguns moradores da própria quadra estão interessados e tentam decidir com quem ele vai ficar. O contador contou que o cachorro é muito quieto e ainda está um pouco assustado. “Por enquanto estamos chamando ele de Pascoal”. A ideia é homenagear o dia em que ele finalmente foi retirado do bueiro, coincidentemente o domingo de Páscoa.

Moradores fizeram resgate do cachorro, em Palmas — Foto: Divulgação
Moradores fizeram resgate do cachorro, em Palmas — Foto: Divulgação

Por Letícia Queiroz e João Guilherme Lobasz, G1 Tocantins

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.