Cães com orelhas cortadas, carrapatos e doenças são salvos no DF

Cães com orelhas cortadas, carrapatos e doenças são salvos no DF
Foto: Material cedido ao Metrópoles

Cães vítimas de maus-tratos, incluindo um filhote com orelhas cortadas (foto em destaque), foram resgatados na Quadra 508 de Santa Maria, na manhã desta quinta-feira (21/9).

Após denúncia de protetores dos animais, fiscais do Ibama salvaram dois cães das raças chow-chow e um filhote de pit-bull. O pequeno estava com as orelhas mutiladas, por cochectomia. A prática proibida e classificada como maus-tratos.

Veja:

O filhote teve as orelhas cortadas e costuradas com fio de nylon, prendendo uma na outra. Segundo vizinhos, os animais estavam em situação de abandono e muito doentes, cheios de carrapatos.

Ao chegar ao local, os fiscais do Ibama constataram os maus-tratos e autuaram os responsáveis pelos cães. Os animais foram apreendidos e levados para uma clínica veterinária sob responsabilidade de protetores.

Segundo apuração dos fiscais, os animais serviriam como reprodutores para que os filhotes fossem vendidos.

“Essa ação fiscalizatória salvou essas vidas e terá o caráter educativo e punitivo para que as pessoas entendam que animal não é objeto”, afirmou a advogada do Fórum de Defesa Animal, Ana Paula Vasconcelos.

O casal responsável pelos animais foi multado em 3.200,00 além de responderem pelo crimines maus tratos a animais cuja a pena é de 2 a 5 anos.

Por Francisco Dutra

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.