Cães ‘de raça’ são resgatados em canil clandestino em Curitiba; animais estavam em condições de maus-tratos

Cães ‘de raça’ são resgatados em canil clandestino em Curitiba; animais estavam em condições de maus-tratos

Nesta terça-feira (19), 43 cães de raça foram resgatados em um canil clandestino no bairro Lamenha Pequena, em Curitiba. A ação foi resultado de uma operação conjunta de fiscalização da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) da Polícia Civil. A denúncia foi feita via Central 156.

Ao chegar ao local, os fiscais, veterinários e policiais encontraram os animais em condição de maus-tratos, em baias pequenas e sujas. No canil, as equipes também localizaram seringas e medicamentos vencidos. “Ainda havia fortes evidências de criação para comércio ilegal de cães”, contou a chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori Morikawa.

O responsável foi multado em R$ 21 mil e levado para a delegacia para lavrar o termo circunstanciado. Os animais ficarão sob a guarda de um fiel depositário até a conclusão do processo. Assim que estiverem em condições, serão encaminhados para adoção responsável.

É crime

Deixar um animal sem abrigo adequado, privá-lo de alimento e água, feri-lo e abandoná-lo são alguns dos comportamentos descritos pela Lei Municipal 13.908/2011 como maus-tratos contra animais. Esse tipo de situação pode ser denunciado pela população pela Central 156 da Prefeitura.

A população também pode ajudar a combater a prática da criação irregular de animais optando pela adoção dos bichinhos de estimação. Ao escolher comprar, é fundamental conhecer a origem para evitar que venham de canis clandestinos.

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Fonte: Massa News

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.