Cães são capturados e agredidos a pauladas e chutes em Jacobina do Piauí, PI; vídeo

Cães são capturados e agredidos a pauladas e chutes em Jacobina do Piauí, PI; vídeo
Imagens mostram cães sendo agredidos em Jacobina do Piauí. — Foto: Arquivo pessoal

Entidades defensoras de animais denunciam que cães estão sendo capturados e agredidos a pauladas e chutes na cidade de Jacobina do Piauí. Os grupos informaram que já registraram Boletim de Ocorrência e o G1 tentou, mas ainda não conseguiu contato com a Polícia Civil. Ainda não se sabe quem são os autores e a Prefeitura da cidade já emitiu nota informando não ter participação no caso e que está apurando a situação.

A denúncia partiu de associações de protetores de animais de todo o Piauí, que receberam as imagens.

“Nós ficamos sabendo e já registrei boletim de ocorrência na delegacia virtual. O que sabemos até o momento é que um criador de ovinos e caprinos queria retirar os cachorros de perto de sua propriedade, porque os cães estariam invadindo. Mas fizemos B.O. para que isso seja investigado”, informou o advogado Bruno Laecio, que é também integrante de uma associação de proteção animal da cidade de Piripiri.

Nos vídeos divulgados nas redes sociais, homens armados com paus correm atrás de cães, que são agredidos e arrastados pelas orelhas. Há ainda fotos de uma espécie de carroça, presa a uma picape, com vários cães recolhidos.

Cães foram recolhidos e colocados em uma carroça. — Foto: Arquivo pessoal

A Prefeitura da cidade de Jacobina do Piauí divulgou nota, informando que não tem participação na ação de recolhimento dos cães. Na nota, a gestão municipal afirmou que assim que soube da situação, fez a apreensão dos animais. Eles estão agora abrigados em um imóvel e sendo alimentados e cuidados por funcionários do município.

Animais estão agora em abrigo da Prefeitura de Jacobina do Piauí. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Jacobina do Piauí

Jane Hadhad, da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), contou que o ideal, no momento, é que os animais sejam tratados e, em seguida, colocados para adoção, para que não voltem para as ruas.

Animais estão agora em abrigo da Prefeitura de Jacobina do Piauí. — Foto: Divulgação/Prefeitura de Jacobina do Piauí

“O ideal é que esses animais fiquem abrigados por enquanto, sendo alimentados e tratados, vermifugados e depois sejam castrados por veterinários da cidade. Em seguida, quando estiverem bem, que sejam disponibilizados para adoção”, explicou.

As entidades cobram uma solução das autoridades do município e de segurança.

“O que sabemos é que eles seriam jogados para fora da cidade, não havia intenção de matar os cães, mas de qualquer forma eles são agredidos na hora da captura e seriam jogados para ficar abandonados, é uma forma de maus tratos, não pode ficar sem uma resposta”, disse o delegado Bruno Laecio.

Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Jacobina do Piauí sobre o caso:

NOTA DE ESCLARECIMENTO ACERCA DA APREENSÃO DE ANIMAIS POR PARTICULARES EM JACOBINA DO PIAUÍ

Na data de hoje, 21, Feriado de Tiradentes, fomos surpreendidos com imagens de apreensão de cachorros de rua em nosso município. Diante do triste fato que hoje se noticiou amplamente nas redes sociais temos a esclarecer o que se segue: Desde que assumimos o município temos empreendido esforços nas mais diversas áreas de atuação, em especial, na garantia da proteção dos animais e de um meio ambiente sustentável para todos. Pelo teor das imagens divulgadas hoje percebe-se claramente que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo deste gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães, pois não há no município abrigo adequado para estes animais. Como poderia agir de modo irresponsável na apreensão sem ter condições de manter estes animais em abrigo? Portanto, afasto de plano quaisquer afirmações acerca de suposta (o) intervenção, autorização, apoio, fomento ou qualquer estimulo por parte da administração municipal para que houvesse a apreensão destes animais. Não há qualquer ato formal nesse sentido. Informamos ainda que estamos junto com nossa assessoria técnica e jurídica buscando a melhor solução para a pronta resolução do caso e garantimos a todos que não haverá por parte desta gestão qualquer ato que autorize ou estimule a matança desses animais, pois não coadunamos com qualquer ato que venha a atentar contra a vida, seja ela humana ou para alguns, destes pequenos seres, que merecem e gozam, SIM, da proteção estatal. Ressaltamos ainda que tentaremos de todas as formas abrigar estes animais em abrigos temporários, até encontrarmos a solução definitiva. A nós cabe empreender todos os esforços necessários a correta resolução do problema, que passa não só pela administração municipal, mas por toda a população de Jacobina, ao exercer um ato de amor, adotando um cão de rua, ou não o abandonando, pois só assim teremos uma cidade melhor pra se viver. Sejamos mais humanos e deixemos um espaço em nossa casa e no coração para esses seres, que muito tem a nos ensinar.

Prefeito Gederlanio Rodrigues de Oliveira

Por Maria Romero

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.