Canil de Araxá (MG) está pronto e deve abrigar 700 animais em situação de rua

Canil de Araxá (MG) está pronto e deve abrigar 700 animais em situação de rua
Novo Canil Municipal de Araxá (Foto: Ascom / Araxá)

O novo Canil Municipal de Araxá, no Alto Paranaíba, está pronto. A Prefeitura anunciou a conclusão das obras no dia 24 de outubro, mas até então o espaço, que tem 1.268 metros quadrados de área, estava recebendo equipamentos para iniciar as atividades.

O novo espaço foi batizado como “Mãos de Assis” e, segundo a prefeitura, é um dos mais estruturados de Minas Gerais. Conta com uma estrutura que pode abrigar cerca de 700 animais, com cobertura metálica, 32 baias higienizadas, área para cirurgia e castração e 22 cômodos que comportam os setores de vacina e outros utensílios.

Segundo a Secretaria de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão. O novo local, que fica localizado na Rua Camarões, nº 125, no Bairro Novo Horizonte, foi pensado para atender o maior número possível de cães e gatos em situação de rua.

Ainda de acordo com a Secretaria, as atividades começarão a ser feitas no inicio de janeiro de 2018. Primeiramente os agentes irão resgatar animais feridos ou doentes que possam afetar a saúde da sociedade. Após isso, especialistas realizarão tratamentos veterinários nos animais e, por fim, o canil irá colocá-los para a adoção responsável.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: A princípio parece uma boa notícia, mas um local com 700 cães poderá dar um atendimento adequado ou se tornará mais um “depósito” público de animais? Na verdade, é bem preocupante, pois pode sinalizar que a ações mais importantes que o recolhimento, que são a castração, a educação para a tutela responsável e a promoção de adoção, não sejam prioridades em Araxá. Abrigos devem ser apenas uma casa de passagem, na qual os animais devem ficar o menor tempo possível antes de serem encaminhados para adoção. Um canil tão grande no mínimo causa estranheza. Seria bom que ativistas da cidade pudessem dar mais informações nos comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *