Cão e aves vítimas de maus-tratos são resgatados em Caçapava, SP

Cão e aves vítimas de maus-tratos são resgatados em Caçapava, SP

A equipe da Polícia Ambiental recebeu a denúncia por imagens cedidas pela prefeitura de Caçapava, encaminhadas pela Diretoria do Meio Ambiente. Nas imagens, o tutor agredia o cachorro.

A ocorrência foi feita na tarde da última quinta-feira (2), quando os agentes foram até o bairro Aldeias da Serra, acompanhados da diretora do meio ambiente do município.

A proprietária autorizou e acompanhou a vistoria na residência denunciada, onde haviam dois cães uma fêmea, que era agredida nas imagens, e um macho, ambos da raça pitbull.

Os animais não apresentavam escoriações, o ambiente era limpo e com água disponível aos animais. A proprietária do imóvel informou que os animais eram de seu genro e que o episódio de agressão foi pontual, que o homem tratava os animais muito bem, estranhando este comportamento.

Já os 5 pássaros estavam visivelmente bem e cuidados em gaiolas separadas, 2 das 5 aves eram exóticas sem anilhas, portanto sem comprovação de origem, contrariam a legislação em vigor.

O tutor foi questionado sobre agressão, informou ser uma situação isolada e com intuito de educar o cão que comeu a ração destinada a alguns cavalos que eventualmente comercializava.

Quanto aos pássaros, ele relatou ter adquirido em transação comercial e que não é criador amador.

Na esfera administrativa foram lavrados os autos de infrações ambientais, por ter em cativeiro 3 espécies da fauna silvestre nativa sem autorização do órgão ambiental competente, com valor em R$1.500 e pela prática de maus-tratos a animal doméstico, valorado em R$3 mil.

As aves foram encaminhadas ao CETAS-IBAMA Lorena e o cão à ONG AMAIS de Caçapava.

Por Gabriela Cobianchi

Fonte: Life Informa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.