Cão Hórus segue em estado grave em Veranópolis, RS

Cão Hórus segue em estado grave em Veranópolis, RS
Foto: ONG Instinto Coruja/ divulgação

No domingo, dia 11, as voluntárias da ONG Instinto Coruja foram surpreendidas pelo pedido de resgate de uma cão que estava em uma casa em Veranópolis, amarrado com uma corrente, no sol, sem água e sem comida. O animal foi encontrado em uma residência sem água, comida e preso por uma corrente que apertava seu pescoço. Hórus, como foi batizado pelos voluntários da ONG, foi levado a uma clínica veterinária da cidade onde permanece internado em estado grave. Na hora do resgate, o animal estava tão debilitado que não conseguia se manter de pé.

De acordo com os profissionais veterinários que o atenderam, o animal foi diagnosticado com anemia, sendo necessária a transfusão de sangue, realizada ainda na segunda-feira pela manhã. Na quarta-feira, dia 14, o animal estava se alimentando e bebendo água sozinho, foram realizados alguns exames, que constataram que ele segue com anemia.

Nesta quinta-feira, dia 15, as voluntárias da ONG atualizaram seu estado de saúde através das redes sociais da instituição.

Confira o que elas dizem na íntegra:

“Para monitoramento da anemia, no amanhecer de hoje outro hemograma foi realizado, e infelizmente, em menos de 24h, houve mais uma piora nos seus exames, nos obrigando a programar uma transfusão sanguínea ainda para a data de hoje, na @iumi.clinicaveterinaria, em Bento Gonçalves.

Devido a pesquisa de hemoparasitas realizada ontem ter apresentado um resultado contraditório, hoje foi enviado novo material, para outro laboratório, a fim de termos um diagnóstico certeiro, uma vez que o tratamento para hemoparasitose pode ser um pouco agressivo, mas extremamente necessário, caso se confirme a doença.

Também foram realizados alguns exames bioquímicos, onde uma das alterações observadas foi um nível baixo de proteínas séricas, o que possivelmente seja a causa do acúmulo de líquido dentro da sua barriguinha e irá requerer um manejo adequado.

Além disso, hoje ele passará também por ultrassonografia, para entendermos o que mais está ocorrendo nesse corpinho tão debilitado.
Se pudermos ser gratos a algo, é que ele segue se alimentando e ingerindo bastante água, o que nos deixa extremamente esperançosos de alcançarmos a cura desse moço.
Sabemos que o caminho será longo, mas prometemos para ele que jamais soltaremos a sua patinha.

Haja o que houver, estaremos lado a lado, em busca de uma linda e nova vida para esse serzinho que tanto já sofreu.

Novamente queríamos ressaltar que as orações enviadas ao nosso pequeno estão sendo um incentivo para a sua recuperação, então pedimos que o mantenham em suas preces, sobretudo no dia de hoje, pois a cada nova transfusão sanguínea, aumenta o risco de uma reação transfusional, ainda que estejamos fazendo os testes de compatibilidade sanguínea entre Hórus e a canina doadora.

Por hora, essas são as informações que temos!

Sabemos que o coração de todos está apreensivo pela melhora do Hórus, mas iremos atualizando vocês sobre o andamento da transfusão e resultados dos demais exames.
Nosso amado infelizmente ainda corre risco, mas sigamos confiantes“.

Como ajudar

Apesar do resgate, os custos na clínica veterinária precisam ser quitados e já ultrapassam os R$ 2 mil, em decorrência dos procedimentos já realizados para salvar a vida de Hórus. Além deste caso, a ONG atende a diversos outros, que requerem alto investimento financeiro para o tratamento dos animais. Interessados em ajudar na ação, as doações podem ser feitas por meio da chave PIX da ONG, que é o CNPJ 10.426.279/0001-23.

Fonte: O Estafeta

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.