Casal é flagrado abandonando gata e filhotes na área externa do Parque da Cidade, em Santarém, PA; vídeo

Casal é flagrado abandonando gata e filhotes na área externa do Parque da Cidade, em Santarém, PA; vídeo
Gato é arremessado por homem. — Foto: Reprodução 

Um vídeo, obtido pelo Bom Dia Tapajós, flagrou quando uma gata e seis filhotes são abandonados por um casal na área externa do Parque da Cidade em Santarém, no oeste do Pará. O vídeo foi feito na tarde desta terça-feira (22) por um telespectador que passava pelo local e presenciou a cena.

Nas imagens é possível perceber que o casal chega em uma caminhonete e, em uma caixa de papelão, descarta os animais no local. O homem chega a desconfiar que esteja sendo filmado, mas mesmo assim não se inibe e lança de forma brutal um dos animais. (veja trecho do vídeo acima)

O telespectador, que preferiu não ser identificado, disse que resolveu fazer o vídeo ao ver a mulher com uma caixa de papelão, pois acreditava que ela iria jogar lixo em local inapropriado. Ao perceber que se tratava de animais, ficou ainda mais revoltado com o ato.

No fim do vídeo, um dos filhotes, um gato preto, ainda corre atrás do veículo, circulando em meio a outros carros. Em um certo momento é possível perceber que o animal escapa de ser atropelado.

De acordo com o art. 32 da Lei 9.605/98, abandonar animais é crime. A pena para quem comete este crime é de três meses a um ano de detenção e multa.

Denúncia formalizada
 
A ONG União Animal, que atua na proteção dos animais em Santarém, formalizou uma denúncia na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) contra o casal que foi flagrado abandonando os gatos. O proprietário do veículo já foi identificado.

À produção de jornalismo da TV Tapajós, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) informou que a denúncia já foi formalizada e que o casal será responsabilizado como prevê a Lei 9.605/98.

Ainda segundo a Sema, o órgão já tem em mãos o endereço do casal. O casal será penalizado com multa de R$ 3 mil por animal, totalizando o valor de R$ 18 mil em multa.

Por Dominique Cavaleiro

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.