Casal filmado a agredir cadela é apanhado a maltratar mais 2 cães em Portugal

Casal filmado a agredir cadela é apanhado a maltratar mais 2 cães em Portugal
Ainda estão assustados.

Mais uma vez, as imagens são fortes e a ComRaça — Equipa de Resgate Animal alerta os utilizadores mais sensíveis. Os voluntários da associação em Matosinhos, no Porto, tiveram de partir em viagem até Viana do Castelo (pela segunda vez) para resgatar mais dois cães sob os cuidados de um casal acusado de maus-tratos. Há cerca de uma semana, o homem foi filmado a atirar uma cadela contra a parede. Agora, foi a vez da mulher de ser apanhada a maltratar um cão-bebé.

“Voltámos a Viana do Castelo para tirar mais animais que eram espancados”, começa por contar à PiT Ana Pinto da Costa, fundadora da equipa de resgate. Quando foi pela primeira vez até a propriedade, frisa que não viu os outros dois animais agora salvos, uma Bulldog Francesa e um cão-bebé. Ambos estavam assustados e foram vistos por uma médica veterinária após o salvamento.

Assim que receberam um novo vídeo, os voluntários não tinham a certeza de que o cão-bebé filmado a ser espancado pela então responsável ainda estava vivo. Mas quando lá chegaram, conseguiram acolhê-lo em segurança.

O momento agonizante foi partilhado sem som no Instagram para “proteger a pessoa que fez a denúncia”. “No vídeo ouve-se um ganir que nos dói na alma”, refere. “No final, é perceptível que o animal é transportado como se de um objeto se tratasse após ser espancado”.

Quando estavam sair, os voluntários também se aperceberam da presença de um outro cão, de porte grande. “Já estamos a agilizar com a veterinária municipal e com o SEPNA para retirar o animal”, frisa.

Os dois cães resgatados.
Os dois cães resgatados.


A Bulldog tem problemas de pele e terá de ser submetida a tratamentos e banhos terapêuticos. “Retirámos os animais com permissão de quem se encontrava na casa, contudo quando chegou o casal viu que estávamos a sair com eles, fez-nos perseguição pela autoestrada até ao Porto”, avança a voluntária.

No Instagram, a ComRaça partilhou que irá prosseguir com um processo de maus-tratos contra a família. O caso irá juntar na queixa os resgates dos três cães e o salvamento de um outro animal de porte grande que ainda está a decorrer.

Para ajudar a associação, pode enviar ajudas através do Mbway (916 669 044), Nib: 019300001050275854261 e Iban: PT50019300001050275854261. De seguida, carregue na galeria para conhecer os cães salvos recentemente.

Por Izabelli Pincelli

Fonte: Pets in Town / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.