Cavalo deixado solto causa acidente, quebra pata e ‘terá que ser’ sacrificado em Paraty, RJ

Cavalo deixado solto causa acidente, quebra pata e ‘terá que ser’ sacrificado em Paraty, RJ

Um cavalo que não foi devidamente mantido preso causou um acidente no último dia 3 de março com um veículo na estrada Paraty-Cunha. O motorista foi socorrido e recebeu atendimento, e o cavalo teve sua pata quebrada. Foram acionados o veterinário da prefeitura e as secretarias envolvidas, mas o animal precisará ser sacrificado. O secretário Marcello Russo enfatiza a responsabilidade criminal e civil do tutor do animal, segundo ele o principal responsável por essa tragédia por ter abandonado seu animal em via pública gerando toda essa consequência desastrosa. A prática é crime previsto no artigo 32 da lei 9605/98, que em seu parágrafo segundo aumenta a pena para este tipo de crime em caso de morte do animal envolvido, o que foi o caso. Marcello enfatiza de que não se deve deixar animais soltos na rua, expostos à chuva, intempéries e aos riscos de causar acidentes.

Marcello ainda explicou ao VaiParaty que o grande problema para a prefeitura atualmente na lida com animais de grande porte é que o município não possui um santuário para abrigar animais de grande porte. Dessa forma, eles acabam precisando ser enviados para Seropédica, onerando o transporte e causando grandes prejuízos para os cofres públicos. “O ideal é conscientizar as pessoas para que cuidem de seus animais, o proprietário precisa manter seus animais cercados e com um abrigo para que eles possam viver em paz. Quem deixa o animal abandonado à própria sorte não ama os animais e terá que ser repreendido” – afirmou o secretário.

Confira o vídeo:

Por Guido Nietmann

Fonte: Vai Paraty


Nota do Olhar Animal: Cavalo com pata quebrada não “precisa” ser sacrificado. Ele é morto porque a vida dele não importa para os tutores e para as autoridades, pois o animal deixa de gerar lucro. Santuários, como o Filhos de Shanti e o Abraço Animal, mostram que estes animais vivem muito bem e por muitos anos se devidamente cuidados. O extermínio de cavalos por conta de “pata quebrada” ocorre por conta do desinteresse pela vida dos bichos, pela ética rasa de quem comumente lida com eles. É vergonhoso.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.