Cavalo ‘monta guarda’ ao lado de égua morta até retirada do corpo em Florianópolis, SC

Cavalo ‘monta guarda’ ao lado de égua morta até retirada do corpo em Florianópolis, SC
A protetora realizou a denúncia através das redes sociais – Foto: Internet/Reprodução/ND

A protetora de animais Rosa Elisa Villanueva postou na internet, na última terça-feira (3), uma foto denunciando o abandono de dois cavalos em um terreno particular no bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis. Segundo ela, o cavalo manteve-se ao lado da égua, que já estava morta, até a retirada de ambos do local.

Nas fotos e vídeos a protetora explica que os animais estavam abandonados no terreno sob chuva e sem comida. Um deles já estava morto e o outro, muito magro.

“Uma moça entrou em contato comigo. Ela mandou as fotos e fez a denúncia. Nós duas fizemos boletins de ocorrência sobre o abandono dos cavalos”, explica Rosa.

Segundo a protetora, a égua caiu em uma valeta e morreu. Após a divulgação na internet, a protetora disse que tentou contato com alguns vereadores de Florianópolis, porém, sem sucesso.

Segundo a protetora, alguns moradores foram até o local. O vereador Maikon Costa viu as postagens e também se deslocou até o local com sua equipe. Um fiscal da Dibea atestou o bom estado de saúde da égua, apesar da condição em que foi encontrada.

O prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, fez contato com a protetora pelas redes sociais e explicou a posição da Prefeitura sobre o caso.

O prefeito de Florianópolis entrou em contato com a protetora para explicar a situação – Foto: Internet/Reprodução/ND
O prefeito de Florianópolis entrou em contato com a protetora para explicar a situação – Foto: Internet/Reprodução/ND

Retirada dos animais do local

O dono dos cavalos foi até o terreno para recolher o animal que estava vivo. Segundo a protetora, nesta quarta-feira (4), o corpo do animal morto foi retirado do local com a ajuda da Comcap e levado para um cemitério de animais.

Já o cavalo vivo será encaminhado para um sítio, já que não há a garantia de que será bem cuidado pelo dono.

Em nota, a Prefeitura de Florianópolis afirmou que uma multa será aplicada ao proprietário dos animais.

Confira a nota completa:

“Após receber denúncias pelas redes sociais da Dibea sobre cavalos abandonados em um terreno particular no Jardim Atlântico, a Prefeitura mobilizou equipes da Secretaria de Saúde ao local. De acordo com a Vigilância Sanitária, não é permitido manter animais de grande porte em área urbana.

Apesar de não ter responsabilidade sobre animais em propriedade particular, a Dibea enviou um fiscal que atestou que o animal que permanece no terreno está em boas condições de saúde. Na manhã desta quarta-feira (4), uma equipe da Prefeitura removeu o corpo do animal.”

Por Julia Araujo

Fonte: ND Mais

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.