Centro de Reabilitação Animal realiza soltura de preguiça-real resgatada de incêndio florestal em Juruti, PA

Centro de Reabilitação Animal realiza soltura de preguiça-real resgatada de incêndio florestal em Juruti, PA
Soltura de exemplar macho de preguiça-real em área protegida no município de Juruti — Foto: CRAS / Divulgação

O Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) mantido pela Alcoa, em Juruti, oeste do Pará, teve uma grande alegria nos últimos dias: a soltura de um exemplar macho de preguiça-real (Choloepus didactylus). O animal foi resgatado durante as atividades de combate aos incêndios florestais ocorridos no mês de novembro de 2023 no município, e recebeu tratamento por parte da equipe técnica do Cras.

“A soltura de uma preguiça-real é um momento de alegria e esperança. É um sinal de que nosso trabalho está sendo efetivo e estamos conseguindo devolver animais saudáveis de volta a natureza e contribuindo com a conservação da biodiversidade local”, destacou a médica veterinária Rafaelle Santos.

O Centro de Reabilitação é parte de um sistema de gestão e conservação da flora e fauna na área da mineração da Alcoa, é uma moderna unidade especializada para o atendimento e recuperação de animais de pequeno, médio e grande portes em situação de risco, em Juruti.

No Cras, o processo de reabilitação é realizado por profissionais especializados, que fornecem aos animais alimentação adequada, hidratação, cuidados médicos veterinários necessários para que esse animal possa retornar para natureza e sobreviver de forma independente.

Serpente diurna, não peçonhenta da família Colubridae, também foi solta em área licenciada — Foto: CRAS / Divulgação
Serpente diurna, não peçonhenta da família Colubridae, também foi solta em área licenciada — Foto: CRAS / Divulgação

Em um dia normal de trabalho, a equipe técnica do Cras recebe visitas ilustres, como a biru-listada, cobra marrom ou cobra-cipó (Mastigodryas boddaerti), uma serpente diurna, não peçonhenta da família Colubridae, possui dentição áglifa e se alimenta de anfíbios, insetos e pequenos roedores. Os jovens possuem colorido manchado, mas quando adultos a cor torna-se uniforme para o cinza ou marrom-avermelhado. com uma linha clara longitudinal em cada lado do corpo.

O animal recebeu a atenção da equipe do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, e como não apresentava nenhum problema de saúde, foi solto na área de soltura licenciada.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.