Codevale irá usar chip de identificação em cães após procedimento de castração em Anaurilândia, MS

Codevale irá usar chip de identificação em cães após procedimento de castração em Anaurilândia, MS
Diretora-executiva do consórcio e médica veterinária, Danieli Cabriotti. Foto: Divulgação

Os cachorros submetidos ao procedimento cirúrgico pelo Castramóvel, unidade móvel, a ser reativado na próxima sexta-feira (7) na cidade de Anaurilândia passarão a usar um chip de identificação para facilitar o trabalho das prefeituras que integram o Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema).

A unidade móvel para a realização de castração de cães e gatos será reativada na cidade com a presença de autoridades públicas, médicos veterinários e os prefeitos que fazem parte dos 11 municípios que integram o consórcio, segundo informou Thiago Morente, técnico do Codevale.

Thiago Morente informou que o Castramóvel foi inaugurado em 2020, sendo cedido pela prefeitura de Bataguassu, mas estava desativado devido a pandemia da Covid-19 (novo coronavírus).

A chegada dos chips para instalação nos animais foi comemorada nas redes sociais pelo deputado estadual e médico veterinário Márcio Fernandes (MDB).

“Chegaram os chips dos animais que nós iremos levar para implantar em todos os animais do Codavale, são 11 cidades, que nós vamos percorrer com o Castramóvel a partir de sexta agora. Os animais serão chipados para facilitar a identificação por parte da prefeitura, todas as informações que forem necessárias”, publicou o deputado ao citar o nome da diretora-executiva do consórcio e médica veterinária, Danieli Cabriotti.

Também no mesmo perfil do deputado no Instagram, consta a informação de que os chips foram doados por ele por meio de emenda parlamentar.

“Chegaram os chip dos animais doados pelo deputado estadual Márcio Fernandes. Dia 7 estaremos aí para dar início a mais um mutirão de castração. Um grande abraço a todos!”.

Trata-se de um serviço itinerante que tem como prioridade regiões consideradas de maior vulnerabilidade e alta incidência de animais em situação de rua, com objetivo de contribuir com o controle de zoonoses e também contribuir com a saúde pública.

Integram o Codevale, que é presidido pelo prefeito de Santa Rita do Pardo, Doutor Lúcio, os municípios de Angélica, Anaurilândia, Bataguassu, Bataypora, Brasilândia, Ivinhema, Glória de Dourados, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo e Taquarussu.

Fonte: O Pantaneiro

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.