Conservacionistas ameaçam ação civil contra perda de proteção federal a ursos pardos nos EUA

Conservacionistas dos Estados Unidos ameaçaram abrir processos nesta sexta-feira para impedir um plano de administradores da vida selvagem do país que privaria os ursos pardos de proteção federal, expondo-os à caça no entorno do Parque Nacional do Yellowstone.

Três coalizões – The Humane Society, WildEarth Guardians e outra que inclui o Sierra Club e a Northern Cheyenne Tribe – notificaram individualmente o governo do presidente republicano, Donald Trump, de que pretendem iniciar ações civis para evitar que os ursos sejam retirados de uma lista de espécies ameaçadas.

“Recuperar verdadeiramente os ursos pardos exige mais do que transformar o Yellowstone em um proverbial zoológico”, disse a defensora de animais carnívoros da WildEarth, Kelly Nokes, em um comunicado. “Os ursos precisam de proteções em toda sua variedade.”

Uma autoridade do Departamento do Interior disse em um comunicado nesta sexta-feira que a agência ainda não recebeu avisos de um possível litígio. Um pedido de comentário foi encaminhado ao Departamento de Justiça, que não respondeu de imediato.

Na semana passada o secretário do Interior dos EUA, Ryan Zinke, ex-congressista do Estado de Montana, disse que os ursos pardos da área do Yellowstone serão retirados da lista de espécies ameaçadas durante o atual verão norte-americano, uma medida que saudou como “um dos maiores sucessos de conservação da América” devido à retomada do crescimento da população destes animais.

Por Laura Zuckerman

Fonte: Extra

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *