Criador dos cavalos maltratados é milionário e mora em condomínio de alto padrão em Jundiaí, SP

Criador dos cavalos maltratados é milionário e mora em condomínio de alto padrão em Jundiaí, SP
Alguns dos animais sequer levantavam, quando a polícia chegou; três estavam à beira da morte. Foto: Divulgação

O criador de equinos, que é tutor dos 14 cavalos encontrados pela Polícia Civil em estado crítico de maus-tratos, em seu sítio de criação, na região do bairro Distrito Industrial, em Jundiaí, nesta quarta-feira (20), é milionário e mora em uma mansão em Jundiaí. A informação, obtida pelo Jornal de Jundiaí, foi confirmada à reportagem na manhã desta quinta-feira (21), pelo delegado-assistente Roberto Souza Camargo Júnior, da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

A reportagem apurou, ainda, informação também confirmada pelo delegado, de que o criador de cavalos, suspeito do crime de maus-tratos, mora em um condomínio de altíssimo padrão, em Jundiaí, onde as casas custam a partir de R$ 2 milhões e chegam a R$ 10 milhões. “Nossos investigadores inclusive estiveram no condomínio para entregar a ele a intimação, para que ele viesse à DIG prestar depoimento. No entanto, a portaria interfonou em sua residência, e a informação passada foi de que ele não estava. Como a portaria não quis receber o documento, então ele não foi intimado, ainda. Mas estamos trabalhando nisso. De qualquer forma, ele está sendo indiciado pelo crime de maus-tratos”, comentou o delegado.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Relembre o caso

Policiais da DIG se depararam com uma situação bárbara de maus-tratos contra 14 cavalos, em um sítio, em Jundiaí, nesta quarta-feira (20). De acordo com a polícia, o proprietário do sítio é criador de cavalos. Ele, contudo, não foi encontrado no local, mas já está identificado e será indiciado.

A DIG recebeu denúncia de que em um sítio na cidade havia ossadas de cavalos espalhadas pelo chão e animais em situação de maus-tratos. Diante disso, de acordo com o delegado Roberto Camargo Júnior, “os investigadores foram até o sítio e, após o funcionário da propriedade autorizar a entrada, constataram que quatorze cavalos estavam em situação periclitante (em situação de perigo), sendo que três equinos estavam em iminente risco de morte”, disse Camargo.

Ainda de acordo com a autoridade policial, “também foram encontrados diversos ossos de cavalo na beira de um rio que fica no interior da propriedade. Destaca-se que havia cavalos que não conseguiam nem mesmo levantar do pasto. Além disso, não havia água para eles tomarem e o local que eles dormiam era insalubre”, comentou o delegado, descrevendo a situação ‘infernal’ que viviam os animais.

Os 14 cavalos foram resgatados e levados para um órgão que atende a Prefeitura.

Por Fábio Estevam

Fonte: Jornal de Jundiaí

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.