Desembargadora mantém proibido extermínio de cães com leishmaniose em Porto Alegre, RS

Desembargadora mantém proibido extermínio de cães com leishmaniose em Porto Alegre, RS
Mérito do caso ainda precisa ser julgado pela 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça (Foto: Juliano Jaques / Correio do Povo)

A desembargadora Denise Oliveira Cezar, da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, determinou que a Secretaria da Saúde de Porto Alegre suspenda o extermínio de 12 cães com suspeita de serem portadores de Leishmaniose – doença transmissível ao homem. A decisão atende a um pedido em recurso de Agravo de Instrumento com efeito suspensivo, formulado pela deputada estadual e ativista pelos direitos dos animais Regina Becker.

Não é a primeira vez que o extermínio é barrado. Em maio, alegando que a Vigilância Sanitária da capital havia recolhido “arbitrariamente” 14 cães albergados na Secretaria Especial de Direitos Animais (Seda) e que o diagnóstico da doença não era conclusivo, Regina ingressou com uma Ação Popular (AP) na 2ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central para impedir o sacrifício.

O argumento foi aceito pelo juiz José Antônio Coitinho, que suspendeu o procedimento. No entanto, 10 dias após a primeira decisão, o magistrado voltou atrás, embora tenha permitido o ingresso de um agravo, questionando a decisão.

Em junho, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, negou um recurso do Município para a realização do procedimento.

Ao analisar o recurso, a desembargadora Denise Cezar entendeu que a situação atual deve ser mantida, “diante da ausência de urgência no extermínio e da irreversibilidade da medida, caso concretizada”.

A decisão deve ser mantida até o julgamento do mérito do recurso pela 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. (Rádio Guaíba)

Fonte: Felipe Vieira

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *