Escutar este filhote de urso gritando de medo te fará desistir de zoológicos para sempre

Escutar este filhote de urso gritando de medo te fará desistir de zoológicos para sempre
Imagem: Reprodução Youtube

A PETA recentemente divulgou um vídeo perturbador de um filhote de urso sendo manuseado com crueldade e sem cuidado nenhum durante um evento em um zoológico de beira de estrada. Tim Stark, um exibidor de animais e dono do zoológico desse tipo, o Wildlife in Need em Charlestown, Indiana, nos EUA, trata o filhote de quatorze semanas de idade com pouco ou nenhum cuidado com o conforto e o bem-estar do animal.

No vídeo, a pequena ursa é agarrada por baixo de suas patas dianteiras, girada ao redor e exibida como se fosse um brinquedo. Estes atos de crueldade não são somente uma grande fonte de sofrimento, mas um risco real de saúde para o animal. Ao segurar a ursa pela boca, o homem a coloca em risco de danificar seus dentes e os músculos do pescoço.

Os gritos que vem da ursinha não são difíceis de ser interpretados – o animal parece incrivelmente estressado e aterrorizado com o que está sendo feito com ele. A filhota horrorizada tenta fazer de tudo para escapar, mas está impotente – ela até mesmo chega a morder a mão do homem em uma tentativa de lutar. Ela então acaba urinando de medo e de tanto estresse.

Na natureza, a bebê ursa ainda estaria com sua mãe e permaneceria assim pelos dois primeiros anos de sua vida.

Esta exibição terrível é mais do que inaceitável, assim como outros shows similares que lucram mantendo animais em cativeiro e os tratando apenas como objetos de exibição. A PETA tomou medidas para que Stark, que já possui um longo histórico de maus-tratos a animais, seja investigado por violações da Lei Federal de Bem-Estar Animal.

Por Aleksandra Pajda / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: The One Green Planet


Nota do Olhar Animal: A matéria se refere a um zoológico de beira de estrada, porém nos zoológicos públicos e também nos grandes zoos particulares os animais são submetidos a situações extremas de estresse. O cativeiro, por si só, já provoca danos aos animais, mas alguns também os usam em “espetáculos” grotescos como este, nos EUA.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *