Galos resgatados feridos durante rinha em Gurupi (TO) são devolvidos ao tutor

Galos resgatados feridos durante rinha em Gurupi (TO) são devolvidos ao tutor

Os 17 galos resgatados machucados em uma rinha em Gurupi, na região sul, foram devolvidos ao tutor. Segundo a Polícia Militar Ambiental, os animais estariam muito machucados e não poderiam ser recebidos no Centro de Fauna, do Naturatins, em Palmas. (Veja vídeo abaixo)

Vídeo: Galos resgatados de rinha em Gurupi são devolvidos para o dono; entenda.

Conforme a polícia, até que a situação se resolva foi assinado um termo de compromisso com o dono das aves. O tutor passa pela lei fiel depositário – fica com os animais durante o processo judicial.

Os policiais informaram que o dono se comprometeu a manter a integridade física das aves até ser possível dar um novo destino legal.

O Naturatins informou que o Centro de Fauna só pode receber e tratar animal silvestre.

Entenda

A Polícia Militar Ambiental fechou uma rinha de galo no setor Campos Belos em Gurupi, no último domingo (29). Ao todo, cinco homens foram detidos, sendo que quatro estavam acompanhando a rinha e um deles foi apontado como tutor dos animais. Ele recebeu multa de R$ 8,5 mil.

A polícia chegou até a rinha após uma denúncia anônima. O local é improvisado e tem um espaço para os galos brigarem.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: É lamentável que ainda haja a possibilidade legal de devolver animais vítimas de maus-tratos aos seus próprios algozes. Ou então acabam abatidos, por conta do Estado não ter locais (santuários) pora re3ceber os animais. Os legisladores até agora não lembraram desse “detalhe”.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.